Você sabe como é o treino de um piloto profissional? Spoiler: preparos vão além do imaginado

Ser um piloto profissional não é para qualquer um, já que a rotina com preparação para competir envolve esforços além do imaginado. Confira!

Ser um piloto profissional não é para qualquer um, já que a rotina com preparação para competir envolve esforços além do imaginado. Confira! 

Foto: Rodrigo Ruiz

Piloto profissional: rotina e preparos

Uma das paixões do brasileiro, o automobilismo consegue reter a atenção de muita gente por aqui, que ao menos imaginaram por uma vez que seja, em ser um piloto profissional.

Porém, para atingir um nível extremamente alto de performance é preciso uma rotina de preparo sacrificante. 

Além da habilidade para manusear um veículo em altíssima velocidade, o competidor precisa se preparar fisicamente como um atleta de excelência, como em outros esportes. 

Preparo físico acima da média

Muita gente pode não saber, mas o piloto profissional também precisa ter um preparo físico diferenciado, mesmo que exerça sua função atrás do volante. 

Entre os principais treinos preparatórios de um atleta deste segmento estão: fortalecimento muscular, melhora de reflexo, condicionamento cardiovascular e resistência aeróbica. 

Segundo Cristian Mohr, piloto da Sprint Challenge da Porsche Cup, uma rotina de treinos árdua é mais do que necessária para um boa performance nas pistas: 

‘’O automobilismo requer muito preparo físico, principalmente por conta do calor dentro do carro. Na Porsche Cup, a temperatura pode passar dos 55 ºC. Então há muito desgaste físico. Em uma prova de 30 minutos chegamos a gastar cerca de 1.300 calorias”, conta Cristian. 

Veja também: Piloto iniciante: veja como escolher a moto ideal para você

Treinos específicos

Por estarmos falando de atletas, a rotina de treinos de Cristian Mohr envolve preparação específica para as corridas, como salienta Rafael Mafra, preparador físico do piloto: 

“O Cristian faz treinos de fortalecimento muscular, buscando ganho na potência muscular, além de treinos de squash com o objetivo de melhorar o reflexo e condicionamento cardiovascular e consequentemente a resistência aeróbica”, conclui Rafael. 

Em uma semana habitual, Cristian Mohr tem em sua grade, treinos de musculação três vezes por semana e squash entre uma e duas vezes. 

Foto: Rodrigo Ruiz

Squash

O detalhe que marca a preparação de um atleta da Porsche Cup como Cristian Mohr e que muita gente pode desconhecer, o squash é fundamental na preparação de um piloto. 

Isso se dá pela melhoria no reflexo que a modalidade atribui, uma vez que as provas de corrida exigem tal habilidade. 

Afinal, tudo que um competidor de corrida profissional não pode é ser lento nas tomadas de decisão com um carro a 230 km/h como acontece na Porsche Cup.

Confira também: 

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile