Você ia querer que este carro fosse vendido no Brasil: SUV tem alcance surpreendente

SUV lançado na China oferece estilo, conforto, bom desempenho e alcance surpreendente na versão híbrida plug-in (PHEV).

A fabricante Chery revelou imagens e informações detalhadas sobre o novo SUV Tiggo 9, que começa a ser vendido na China no mês de maio. Trata-se de um carro grande, com espaço para até sete pessoas, e com visual imponente. A enorme grelha dianteira confere-lhe muita presença. O Chery Tiggo 9 é um SUV que tem alcance surpreendente na sua versão híbrida plug-in (PHEV). Confira.

SUV Chery Tiggo 9 oferece estilo, conforto, bom desempenho e alcance surpreendente

SUV Chery Tiggo 9 (Foto: Divulgação)

Fundada em 1997, a Chery cresceu significativamente nas últimas duas décadas, estabelecendo-se como uma das principais montadoras na China e expandindo seu alcance globalmente. A montadora se faz presente, aqui no Brasil, numa parceria com o grupo CAOA, com uma fábrica no Polo Industrial de Manaus.

O nome Tiggo, carro-chefe da linha CAOA Chery, é usado para uma série de crossovers e SUVs, tanto no mercado brasileiro como no chinês. No país asiático, a linha Tiggo  está se expandindo rapidamente, contando hoje com 14 modelos, com muita sobreposição de preço e tamanho.

O Chery Tiggo 9 tem pintura em dois tons com pilares pretos e teto preto. Ele tem maçanetas retráteis, rodas de 20 polegadas e um ornamento que se estende do para-lama dianteiro até a porta dianteira. É um carro bonito para seu tamanho e provavelmente o Tiggo mais bonito já produzido.

Na China, a Chery oferecerá uma versão de cinco lugares e uma versão de sete lugares do Tiggo 9. O carro nas fotos que ilustra esta reportagem é a versão de cinco lugares. A versão de sete lugares tem um layout 2-2-3 – ou seja, dois lugares na frente, dois na fileira intermediária e três na traseira.

O Chery Tiggo 9 será posicionado acima do Chery Tiggo 8, tornando-se o novo topo de linha. A Chery colocará no mercado três variantes do novo SUV: o Tiggo 8, o Tiggo 8 Pro e o Tiggo 8 Plus.

A peça central do painel é uma tela de curva dupla com um painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas e uma tela de controle central de 12,3 polegadas. A tela é curvada em direção ao motorista. Isso é uma raridade na China, onde o passageiro tem acesso igual à tela central ou a uma terceira tela própria. 

O sistema de infoentretenimento é pré-carregado com aplicativos chineses populares, e os clientes podem baixar outros aplicativos diretamente da própria loja de aplicativos da Chery.

O console central tem aparência elegante e com um carregador por indução para dois smartphones, um seletor de modo de direção e o controle de volume do aparelho de som. Na parte inferior, há um grande espaço de armazenamento, portas USB B e C e uma tomada de 220v. Além disso, o Tiggo 9 está equipado com um sistema de som surround Sony de 14 alto-falantes e um sistema de luz ambiente de 255 cores.

Confira as fotos do novo carro:

Desempenho e alcance

O Tiggo 9 é alimentado por um novo motor turbo a gasolina 2.0 de quatro cilindros com uma potência de 261 cv e e torque de 40,7 kgfm. O motor é acoplado a uma transmissão automática de oito marchas, com tração nas quatro rodas. A velocidade máxima é de 205 km/h. O consumo combinado de combustível é de 12,99 km/l. 

A Chery também oferecerá uma versão 2.0 turbo PHEV do Tiggo 9, mas ainda não divulgou dados sobre sua potência combinada. O que já se sabe é que o PHEV irá acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e terá o alcance surpreendente de 1.300 km.

A estreia pública do Chery Tiggo 9 está marcada para o próximo mês de abril no Salão do Automóvel de Xangai 2023. A Chery diz que o preço começará em torno de 160.000 yuans (cerca de R$ 120 mil).

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile