Você está preparado para comprar um carro híbrido? Descubra aqui
Você está preparado para comprar um carro híbrido? A maior parte dos brasileiros que optaram por um eletrificado em 2024 estão. Juntando os resultados de todas as tecnologias híbridas, as vendas superam as dos modelos 100% elétricos.
De acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos), de janeiro a agosto de 2024, o Brasil emplacou 109.283 eletrificados leves. Desse total, 62.7% são de tecnologias híbridas e 37,3% de elétricos.
Se você quer se juntar a esse pessoal está no lugar certo. Nós do Garagem360 fizemos este pequeno post com tudo o que você precisa saber antes de comprar um carro híbrido.
Você está preparado para comprar um carro híbrido?
Os carros híbridos melhor dos dois mundos: a facilidade de abastecer rapidamente com a força extra do motor e bateria.
Os carros híbridos combinam um motor a combustão tradicional com um ou mais motores elétricos e bateria (s). A combinação permite que o veículo opere em diferentes modos, podendo alternar entre um motor ou outro ou combiná-los.
O resultado é uma redução sensível no consumo de combustível, resultado do uso da eletricidade, seja por carregamento interno ou externo.
O Kia Niro, um dos híbridos mais econômicos vendidos no país, tem uma média na cidade de 19,8 km/l. Média semelhante à da picape Ford Maverick. Isso mesmo, uma picape, com medidas semelhantes às da Fiat Toro a combustão, cujo consumo é de 9,5 km/l com gasolina na cidade.
Tipo de tecnologia dos carros híbridos
Essa é a principal questão que o futuro proprietário de híbrido precisa entender, assim ele escolhe o ideal para o seu perfil. Veja as tecnologias disponíveis no Brasil:
- BEV – 100 elétrico
- PHEV – híbrido plug-in com carregamento externo.
- HEV – híbrido com carregamento interno, geralmente com a força da frenagem.
- HEV FLEX – híbrido e combustível flex
- MHEV – híbrido leve com carregamento interno. Difere do HEV por não tracionar as rodas, mas sim ajudar em funções como dar a partida, manter dispositivos funcionando, entre outras.
Autonomia dos veículos eletrificados
Em todos os modelos, a autonomia no modo elétrico é limitada, o que ainda exige uma preocupação com o abastecimento convencional.
O modelo com maior autonomia entre os híbridos no Brasil é o PHEV da GWM, o Haval H6 GT com 100 km no modo elétrico.
Infraestrutura de carregamento
Embora a rede de carregadores elétricos em oferta pública esteja expandido, ainda pode ser um desafio encontrar pontos de recarga em alguns lugares.
A boa notícia é que a bateria não precisa estar com carga para fazer o veículo funcionar e o próprio sistema regenerativo de energia pode cuidar do carregamento da bateria.
Preço dos veículos híbridos
Os carros híbridos costumam ser mais caros em comparação aos modelos a combustão com tamanho e características semelhantes.
O híbrido mais barato do país, o Kia Stonic MHEV com motor 1.0 turbo é vendido a 134.990,00. Um SUV equivalente, o Fiat Pulse com câmbio CVT, custa R$ 115.990 (19 mil menos).
Tecnologia embarcada
O Stonic é mais caro, no entanto ele é mais moderno em relação ao Pulse. Por esses 19 mil a mais, o ovo proprietário leva alguns itens que não estão disponíveis na versão intermediária do Pulse:
Motor Kappa 1.0L Turbo Smartstream (T-GDI) híbrido
• Sistema Híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle)
• Multimídia com tela estilo “flutuante” LCD de 8″ (Apple CarPlay, Android Auto) – Sem fio
• Ar-condicionado digital automático
• Faróis de neblina em LED
• Rodas de liga leve aro 17″
• Indicador de fluxo de energia no painel central digital
• Seletor de modo de condução com 3 programas
• Volante multifuncional
• Assistente de partida em rampa
• Sistema de gerenciamento de estabilidade do veículo
• Câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento
• Piloto automático
Incentivos fiscais
Dependendo do estado, os carros híbridos têm desconto no IPVA (ou isenção, como o caso de Brasília), liberdade para trafegar em locais com rodízios, entre outros incentivos.
Veja aqui quais os estados que oferecem algum benefício aos proprietários de eletrificados.
O que levar em consideração ao comprar um carro híbrido?
O primeiro passo é avaliar suas necessidades de uso. O maior uso é urbano? Como vou usar meu híbrido? Avalie seu modo de vida, e coloque no papel as opções que atendam suas expectativas em termos de autonomia, preço, benefícios fiscais, recursos, espaço interno, etc.
Depois defina um orçamento e compare preços entre novos e usados. A variação pode ser grande e você pode até comprar um modelo bem equipado por um bom preço e não ter problemas com ele.
Leia também:
Confira os estados onde os carros híbridos e elétricos não pagam IPVA
E aí, já quer comprar um carro híbrido. Conte nos comentários qual é o seu preferido.