Você dormiu bem essa noite? Sonolência é a terceira maior causa de acidentes de trânsito
Você dormiu bem essa noite? Sonolência é a terceira maior causa de acidentes de trânsito. Veja como a falta de sono pode influenciar e como "ficar ligado" ao dirigir.
Pegar a estrada pode ser prazeroso, mas exige atenção redobrada, principalmente quando o sono bate à porta. A sonolência é a terceira maior causa de acidentes no trânsito, atrás apenas da mistura entre álcool e direção e o excesso de velocidade (principal causa de acidentes no país).
Sonolência é a terceira maior causa de acidentes de trânsito
Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) revelam que aproximadamente 42% dos acidentes nas rodovias federais estão associados à sonolência ao volante.
Para alertar os motoristas sobre esse perigo, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) promove no mês de julho uma campanha educativa sobre a importância de não dirigir com sono.
Além dela, a Zapay, fintech que facilita a vida dos proprietários de veículos, ressalta a importância de ter uma noite de sono de qualidade antes de pegar a estrada.
O sono é tão importante para os motoristas pelos seguintes motivos:
Segurança
Uma boa noite de sono é essencial para manter a atenção e os reflexos rápidos. Já a privação do sono leva o motorista a ter um tempo de reação mais lento, o que aumenta a possibilidade de erros.
Saúde mental
“A falta de sono afeta o humor de forma negativa, causando irritabilidade, ansiedade e depressão. Um sono de qualidade ajuda a manter a saúde mental e o bem-estar emocional”, Zapay.
Melhor desempenho no trânsito
Pessoas mais descansadas (não só os motoristas) são produtivas e eficientes. Lidam melhor com o estresse e tomam decisões mais acertadas.
O que fazer para reduzir a sonolência no trânsito?
O primeiro passo é ficar atento aos sinais de sonolência. A visão perde o foco, a pessoa não para de bocejar e a cabeça pesa, os pensamentos ficam mais vagos e ocorrem pequenos desligamentos, o que pode desviar a trajetória do veículo.
“Sabe aquela expressão popular “bêbado de sono”? Os motoristas quando estão nessa condição, ficam mais distraídos, dirigem mais devagar e têm uma capacidade de reflexo semelhante à de quem bebeu”, ressalta a Zapay.
Quando isso ocorrer, o mais recomendado é parar o veículo o mais rápido possível em um local seguro e apropriado para o motorista descansar, ou se possível trocar de condutor para seguir viagem.
Veja abaixo o nosso checklist para uma viagem segura:
Dicas do Garagem360
Para evitar o peso do sono durante as viagens, siga as dicas:
Planeje seu trajeto – escolha rotas com áreas de descanso frequentes, como postos de gasolina, restaurantes ou pontos turísticos. Evite viagens longas durante a noite se não estiver preparado para isso.
Tenha um bom período de descanso – se você viaja de madrugada ou de dia, tenha uma boa noite de sono. Agora, se prefere viajar à noite, durma pelo menos 7 horas antes de dirigir para garantir que o corpo esteja descansado.
Faça um lanche leve – nada de comidas pesadas ou gordurosas antes de dirigir, pois podem causar sonolência. Opte por alimentos mais leves e nutritivos, principalmente aqueles que deixam mais alerta – café, açaí, banana, maçã, chá verde, guaraná, água de coco, entre outros.
Mantenha-se bem hidratado – beba bastante água durante o trajeto para evitar a desidratação, que também contribui para o cansaço e sonolência.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.