Visual POLÊMICO: veja como este ÍCONE da Audi mudou ao longo do tempo

O Audi TT divide opiniões. Há quem diga que é uma excelente opção, outros já dizem que não vale a pena por conta do valor da manutenção. Ocorre que o modelo faz 25 anos desde seu lançamento com seu design polêmico e você confere um pouco da história deste esportivo que muita gente queria ter na garagem. 

Audi TT
Primeira geração do Audi TT apresentou um design polêmico para época. Foto: Arquivo Audi

Audi TT – mais que design polêmico

O TT foi apresentado pela Audi em 1998 e logo chegou ao mercado exibindo um conceito que alinha velocidade e visual arrojado. Foi projetado sobre a plataforma PQ34 da Volkswagen, a mesma usada pelo Golf Mk4, o Audi A3 e o Škoda Octavia, entre outros.

Para alguns, o Audi TT é um ícone do design automotivo, principalmente por suas linhas mais limpas, estilo esportivo e proporções relativamente equilibradas. Para outros, nada mais foi do que um exagero, mas o certo é que em pouco tempo se tornou um ícone pelo visual ousado. 

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O projeto foi do designer Peter Schreyer, o mesmo que idealizou o Audi A4 e A6, Kia Cadenza, Kia Sorento, entre outros. 

O ponto-chave de Schreyer no TT foi a grade dianteira em forma de escudo, associada com faróis ovais, o que compreende ao esportivo essa aparência agressiva. 

Já as versões seguintes evoluíram na aparência, com linhas mais nítidas e a reformulação da grade dianteira. Já a última geração ficou marcada pelo estilo ainda mais futurista, com contornos acentuados. 

Audi TT
Audi TT segunda geração também inovou principalmente na carroceria. Foto: Divulgação

Mais sobre o modelo 

O nome TT vem de Tourist Trophy, evento de corrida de motocicletas realizado na Isle of Man (Inglaterra) desde 1907. É considerada a corrida mais “trash” do mundo e também uma das mais perigosas. 

E talvez daí veio a reputação do modelo, que em pouco tempo tornou-se sinônimo de agressividade.

No entanto, é importante considerar que a direção de um carro de alto desempenho requer habilidades e atenção especiais. 

Os primeiros Audi TTs produzidos foram associados a uma série de acidentes em alta velocidade relacionados a trocas de faixas abruptas ou curvas acentuadas acima de 180 km/h (112 mph). Pouco depois, as versões passaram por um recall no fim de 1999 e começo de 2000.

A intenção foi adicionar um sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) da Audi, um spoiler traseiro e mudanças na suspensão para melhorar o controle dinâmico do carro em alta velocidade.  Essas modificações foram posteriormente incorporadas na versão de produção do Audi TT.

Esportivo da Audi
A terceira geração ficou ainda mais robusta e com design impressionante. Foto: Divulgação

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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