Visual POLÊMICO: veja como este ÍCONE da Audi mudou ao longo do tempo

Mais que um design polêmico, este esportivo se tornou um ícone do design, mas também teve que passar por recall.

O Audi TT divide opiniões. Há quem diga que é uma excelente opção, outros já dizem que não vale a pena por conta do valor da manutenção. Ocorre que o modelo faz 25 anos desde seu lançamento com seu design polêmico e você confere um pouco da história deste esportivo que muita gente queria ter na garagem. 

Audi TT

Primeira geração do Audi TT apresentou um design polêmico para época. Foto: Arquivo Audi

Audi TT – mais que design polêmico

O TT foi apresentado pela Audi em 1998 e logo chegou ao mercado exibindo um conceito que alinha velocidade e visual arrojado. Foi projetado sobre a plataforma PQ34 da Volkswagen, a mesma usada pelo Golf Mk4, o Audi A3 e o Škoda Octavia, entre outros.

Para alguns, o Audi TT é um ícone do design automotivo, principalmente por suas linhas mais limpas, estilo esportivo e proporções relativamente equilibradas. Para outros, nada mais foi do que um exagero, mas o certo é que em pouco tempo se tornou um ícone pelo visual ousado. 

O projeto foi do designer Peter Schreyer, o mesmo que idealizou o Audi A4 e A6, Kia Cadenza, Kia Sorento, entre outros. 

O ponto-chave de Schreyer no TT foi a grade dianteira em forma de escudo, associada com faróis ovais, o que compreende ao esportivo essa aparência agressiva. 

Já as versões seguintes evoluíram na aparência, com linhas mais nítidas e a reformulação da grade dianteira. Já a última geração ficou marcada pelo estilo ainda mais futurista, com contornos acentuados. 

Audi TT

Audi TT segunda geração também inovou principalmente na carroceria. Foto: Divulgação

Mais sobre o modelo 

O nome TT vem de Tourist Trophy, evento de corrida de motocicletas realizado na Isle of Man (Inglaterra) desde 1907. É considerada a corrida mais “trash” do mundo e também uma das mais perigosas. 

E talvez daí veio a reputação do modelo, que em pouco tempo tornou-se sinônimo de agressividade.

No entanto, é importante considerar que a direção de um carro de alto desempenho requer habilidades e atenção especiais. 

Os primeiros Audi TTs produzidos foram associados a uma série de acidentes em alta velocidade relacionados a trocas de faixas abruptas ou curvas acentuadas acima de 180 km/h (112 mph). Pouco depois, as versões passaram por um recall no fim de 1999 e começo de 2000.

A intenção foi adicionar um sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) da Audi, um spoiler traseiro e mudanças na suspensão para melhorar o controle dinâmico do carro em alta velocidade.  Essas modificações foram posteriormente incorporadas na versão de produção do Audi TT.

Esportivo da Audi

A terceira geração ficou ainda mais robusta e com design impressionante. Foto: Divulgação

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA