Vilões do consumo do combustível: erros que fazem seu carro gastar mais

Postos de combustíveis irão mostrar preços de novas formas: saiba quais
(Foto: Pinterest)
publicidade

Em tempos de combustível em alta, é extremamente importante conferir os erros responsável por aumentar o nível de consumo. Veja quais são eles!

Veja quais são os vilões do alto consumo do combustível
Veja quais são os vilões do alto consumo do combustível (Foto: Pixabay)
publicidade

Consumo do combustível elevado? Veja as possíveis causas

Com a alta do preço do combustível, buscar maneiras para economizá-lo é imprescindível. A Magneti Marelli, empresa especialista do mercado de reposição de autopeças, alerta que, é necessário que todos os componentes que participam da queima de combustível estejam em condição ideal de uso.

O desgaste das peças dos sistemas envolvidos pode interferir nesse equilíbrio fazendo com que, inevitavelmente, o consumo de combustível aumente.

VEJA TAMBÉM

Todos os sistemas do veículo influenciam direta ou indiretamente no consumo do combustível, mas é necessária uma atenção especial para alguns sistemas, como injeção eletrônica e ignição.

publicidade
Injeção eletrônica (Foto: Auto Center Luciano)

 Sistemas de injeção eletrônica e ignição devem estar em perfeito funcionamento

Durante o funcionamento do automóvel, o sistema de gerenciamento do motor busca sempre a melhor performance com o menor consumo de combustível.

publicidade

E, em um exercício contínuo, a injeção eletrônica estabelece em tempo real os padrões de operação de cada componente.

Quando alguma peça não desempenha sua função corretamente devido a algum desgaste, o sistema precisa compensar essa perda, o que acaba comprometendo, entre outros fatores, o consumo.

Outro sistema que merece atenção é o de ignição. As velas de ignição sofrem desgaste natural por estarem expostas às condições severas de trabalho no interior do motor.

publicidade

Com o aumento desse desgaste, fica mais difícil produzir a centelha responsável pela queima da mistura ar-combustível, gerando, consequentemente, menor aproveitamento do mesmo.

Quando desgastada, a vela também exige maior “esforço” das bobinas de ignição e dos cabos de vela, acelerando o desgaste desses itens. Tudo somado, ocorre o aumento do consumo do combustível.

A bomba de combustível, que na grande maioria dos veículos é elétrica, também deve ser priorizada em uma revisão, assim como os filtros do sistema de alimentação.

publicidade

São esses componentes que, em conjunto, levam o combustível até o motor e garantem que ele chegue sem impurezas e nos volumes corretos.

O mau funcionamento dessas peças prejudica a alimentação do motor e causa o aumento do consumo.

Veja quais são os vilões do alto consumo do combustível
Vejas e ignição devem sempre estar em perfeito funcionamento (Foto: Pixabay)
publicidade

Falta de revisão periódica compromete o consumo

De acordo com a empresa, a revisão periódica é a chave para manter o sistema bem ajustado, trabalhando em equilíbrio, no melhor consumo estabelecido pela montadora para aquele veículo.

A maioria dos componentes essenciais para o bom funcionamento dos carros tem a troca prevista no manual do proprietário do carro.

A manutenção preventiva, além de evitar surpresas e gastos com manutenção corretiva, também permite uma programação com os valores das revisões. No entanto, sempre que o condutor notar sinais de falha é preciso procurar uma oficina de confiança.

publicidade

Além das luzes indicadoras no painel, vale ficar atento à marcha lenta irregular, com oscilações de aceleração; motor que “apaga” sozinho; e performance baixa.

O próprio consumo elevado de combustível também pode ser um alerta. Nestes casos, se necessária a troca dos componentes, é fundamental.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Veja quais são os vilões do alto consumo do combustível
Se necessário, deve haver a troca dos componentes (Foto: Pixabay)
publicidade

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar