Vilões do consumo do combustível: erros que fazem seu carro gastar mais
O consumo de combustível é um dos vilões que mais preocupa os motoristas, tendo em vista a alta da gasolina. Veja os detalhes.
Em tempos de combustível em alta, é extremamente importante conferir os erros responsável por aumentar o nível de consumo. Veja quais são eles!
Consumo do combustível elevado? Veja as possíveis causas
Com a alta do preço do combustível, buscar maneiras para economizá-lo é imprescindível. A Magneti Marelli, empresa especialista do mercado de reposição de autopeças, alerta que, é necessário que todos os componentes que participam da queima de combustível estejam em condição ideal de uso.
O desgaste das peças dos sistemas envolvidos pode interferir nesse equilíbrio fazendo com que, inevitavelmente, o consumo de combustível aumente.
Todos os sistemas do veículo influenciam direta ou indiretamente no consumo do combustível, mas é necessária uma atenção especial para alguns sistemas, como injeção eletrônica e ignição.
Sistemas de injeção eletrônica e ignição devem estar em perfeito funcionamento
Durante o funcionamento do automóvel, o sistema de gerenciamento do motor busca sempre a melhor performance com o menor consumo de combustível.
E, em um exercício contínuo, a injeção eletrônica estabelece em tempo real os padrões de operação de cada componente.
Quando alguma peça não desempenha sua função corretamente devido a algum desgaste, o sistema precisa compensar essa perda, o que acaba comprometendo, entre outros fatores, o consumo.
Outro sistema que merece atenção é o de ignição. As velas de ignição sofrem desgaste natural por estarem expostas às condições severas de trabalho no interior do motor.
Com o aumento desse desgaste, fica mais difícil produzir a centelha responsável pela queima da mistura ar-combustível, gerando, consequentemente, menor aproveitamento do mesmo.
Quando desgastada, a vela também exige maior “esforço” das bobinas de ignição e dos cabos de vela, acelerando o desgaste desses itens. Tudo somado, ocorre o aumento do consumo do combustível.
A bomba de combustível, que na grande maioria dos veículos é elétrica, também deve ser priorizada em uma revisão, assim como os filtros do sistema de alimentação.
São esses componentes que, em conjunto, levam o combustível até o motor e garantem que ele chegue sem impurezas e nos volumes corretos.
O mau funcionamento dessas peças prejudica a alimentação do motor e causa o aumento do consumo.
Falta de revisão periódica compromete o consumo
De acordo com a empresa, a revisão periódica é a chave para manter o sistema bem ajustado, trabalhando em equilíbrio, no melhor consumo estabelecido pela montadora para aquele veículo.
A maioria dos componentes essenciais para o bom funcionamento dos carros tem a troca prevista no manual do proprietário do carro.
A manutenção preventiva, além de evitar surpresas e gastos com manutenção corretiva, também permite uma programação com os valores das revisões. No entanto, sempre que o condutor notar sinais de falha é preciso procurar uma oficina de confiança.
Além das luzes indicadoras no painel, vale ficar atento à marcha lenta irregular, com oscilações de aceleração; motor que “apaga” sozinho; e performance baixa.
O próprio consumo elevado de combustível também pode ser um alerta. Nestes casos, se necessária a troca dos componentes, é fundamental.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.