Vilões do consumo de combustível: veja o que faz seu carro gastar
Algumas manias de condução e até mesmo a falta de manutenção do veículo podem se tornar grandes vilões do consumo do carro. Saiba quais são.
Seja comprando um carro 1.0 ou, então, 1.8 sempre é bom poder economizar. Mas, você sabe, realmente, o que faz o seu combustível durar menos? A seguir, elencamos alguns vilões do consumo do carro para te ajudar a economizar! Além disso, assista ao vídeo do Garagem360 com dicas para economizar no combustível!
Conheça os Vilões do Consumo de Combustível
Modo de direção
Sempre buscamos culpados por erros ou ações que cometemos. Porém, o maior vilão do consumo de combustível é o próprio motorista. A forma de conduzir o veículo, por exemplo, interfere diretamente no resultado final de quanto o veículo fará por litro de combustível.
O ponto principal desse tópico está na troca de marchas. Ou seja, saber trocar a marcha do veículo no tempo certo, seja para reduzir ou aumentar, é crucial.
Assim, se o veículo está um uma via livre sem interferências de parada, e o condutor se mantém em uma mesma marcha, acelerando e aumentando o giro do carro, apenas forçará ainda mais o veículo. Além disso, pode causar prejuízos mecânicos posteriormente.
Dessa forma, sempre se atente a manter a velocidade e a marcha na mesma sintonia, e nada de passadas bruscas. O carro trabalha melhor quando as ações feitas pelo motorista são feitas com calma.
Peso mal distribuído
Parece besteira, mas não é! Não é porque o veículo possui um espaço para bagagens que você sempre o deixará lotado e com a maior parte do peso concentrado em um dos eixos no carro.
Assim, lembre-se que como qualquer máquina, trabalha por igual. Quanto melhor distribuído o peso do carro, seja de objetos ou pessoas, melhor será sua autonomia.
Combustível de qualidade
Essa matéria inteira é feita para te ajudar a economizar, porém, nem toda economia é vantajosa para o veículo. Outro grande vilão do consumo do carro é o uso de combustível de procedência duvidosa, podem lhe causar sérios prejuízos além do aumento de consumo.
A ideia é bem simples, quando combustíveis adulterados são usados, os níveis de água ou solventes utilizados nos mesmos podem comprometer componentes internos. E claro, a falta de um combustível de qualidade fará com que o veículo necessite de mais combustível para rodar os mesmos quilômetros que faria com um de qualidade. No final, a economia vira prejuízo.
Manutenção em dia
Voltamos ao tópico onde o motorista é um dos grandes vilões do consumo do carro. Isso porque ele é o responsável por manter a manutenção do mesmo em dia. E falhas mecânicas ou até mesmo coisas mais simples como um pneu não calibrado também interferem no consumo maior do carro.
Alguns exemplos para ficar de olho são o catalisador e o escapamento do veículo, que quando não estão funcionando de forma correta, aquecem mais facilmente e por consequência consomem mais combustível.
Falando em queima de combustível, cabos e velas também devem estar em condições ideais. Por fim, sempre lembre-se, uma manutenção preventiva sempre será mais barata do que manutenções corretivas.
Ar-condicionado
Um dos maiores vilões do consumo do carro, e talvez o mais conhecido deles é o ar-condicionado. E a grande dúvida que paira sobre esse tópico é: Manter o ar ligado ou abrir as janelas? E a resposta mais correta para essa questão é simplesmente: depende.
Em condições em que o veículo esteja em alta velocidade, o melhor jeito de economizar e não morrer de calor é usar o ar-condicionado. Isso porque abrir as janelas em velocidades altas pode comprometer a aerodinâmica do veículo, além de deixa-lo instável. Porém, sempre use no modo mais econômico.
Por outro lado, em condições em que o carro esteja em vias mais congestionadas, recomenda-se abrir as janelas para refrescar o interior do veículo. Dessa forma, o combustível que seria usado para manter o ar resfriado será poupado.
Dicas Garagem360
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.