Tags

Vídeos

Vídeo: Veja raras imagens de como foi o GP de Mônaco de 1957

26 maio, 2017
Leo Alves

Neste final de semana, a prova mais tradicional da Formula 1 será disputada em Mônaco. As ruas do principado estão no calendário desde o principio da categoria, em 1950, e é o traçado mais desafiador para os pilotos, com suas curvas apertadas e com poucos pontos de ultrapassagem. Este vídeo raro é de 1957 e mostra a última vitória do ícone argentino Juan Manuel Fangio na pista monegasca.

Naquele ano, a prova foi realizada em 19 de maio – era a segunda corrida do campeonato. Fangio já havia vencido a etapa de abertura, na Argentina. Ele venceria também na França e na Alemanha com sua Maserati 250F. Essas foram as últimas vitórias do piloto na categoria. Com os resultados, o argentino sagrou-se campeão entre os pilotos, chegando ao seu quinto e último título.

LEIA MAIS: Há 17 meses na liderança, Chevrolet Onix segue como o mais financiado de abril; veja os 20 melhores

Segurança: atravessando uma via sem faixa de pedestre

Fangio até competiu em algumas provas na temporada seguinte e não obteve vitória. O recorde de títulos do piloto só foi batido em 2003 por Michael Schumacher, no ano em que o alemão se sagrou hexacampeão mundial.

Mudanças e semelhanças

Em 60 anos, é evidente que muita coisa mudou no mundo. Hoje, os carros da Formula 1 são muito mais rápidos e seguros que os de 1957. Ontem, durante o segundo treino livre, o alemão Sebastian Vettel quebrou o recorde da pista ao cravar 1:12.720, enquanto que Fangio fez a pole em 1:42.7, na época. Além disso, o argentino percorreu 105 voltas na pista, enquanto que hoje estão previstas 78 voltas para a prova de domingo.

Uma coisa, porém, nunca mudou: a proximidade em que os carros passam dos guardrails e o glamour envolvido no grande prêmio. Veja todos os detalhes das imagens da prova de 1957 abaixo, ou clique aqui para conferir diretamente no YouTube.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.