Vídeo ensina passo a passo como emitir o Cartão do Idoso pela internet

Quem tem mais de 60 anos, carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na plataforma Gov.Br pode emitir o Cartão do Idoso, que serve como credencial de estacionamento, diretamente no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Para ter acesso, é necessário apenas que o município do motorista idoso já tenha liberado o benefício aos motoristas da cidade.

Veja, em vídeo, como emitir o Cartão do Idoso sem sair de casa

O serviço disponibilizado pela Senatran permite que o motorista emita o seu Cartão do Idoso sem necessidade de sair de casa, evitando deslocamento até um serviço presencial.

A emissão da credencial é muito simples. Após acessar o portal da Senatran, role a página para baixo até a sessão “Usuário” e clique em “Acessar Serviço”, ao lado da opção “Emita a sua Credencial de Estacionamento para utilização de vagas especiais reservadas para idosos”. Depois, faça o login com sua conta Gov.br. Se não houver impedimento no seu cadastro, a tela para download aparecerá. Antes de baixar, você deve ler e concordar com os termos e condições. Aí, é só imprimir o arquivo PDF e passar a utilizar no seu carro

Cartão do Idoso tem segurança garantida por QR Code

Leitura do QR Code pelo app Vio (Foto: Serpro)

A autenticidade do Cartão do Idoso pode ser verificada pela leitura do QR Code do documento por meio do aplicativo VIO, disponível nas lojas Google Play e App Store. Trata-se do mesmo app já utilizado para aferir a autenticidade das versões digitais da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) e das novas placas veiculares que já possuem QR Code.

A emissão do Cartão do Idoso foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Senatran, com o objetivo de atender à resolução nº 965/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

Órgãos de trânsito das prefeituras devem solicitar liberação para a emissão do Cartão do Idoso

Imagem ilustrativa

A liberação pelos órgãos de trânsito das prefeituras já integrados ao Sistema Nacional de Trânsito ocorre por meio da funcionalidade “Habilitar Órgão Emissor”. Deve ser utilizado o certificado digital do CNPJ do município ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para anexar o símbolo do órgão que será apresentado na credencial e depois clicar em salvar.

A partir daí, a funcionalidade estará disponível para os condutores dessas localidades. Já para os entes que ainda não estão integrados, a habilitação é feita pelo Detran do respectivo Estado.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile