Vídeo ensina passo a passo como emitir o Cartão do Idoso pela internet

Quem tem mais de 60 anos, carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na plataforma Gov.Br pode emitir o Cartão do Idoso, que serve como credencial de estacionamento, diretamente no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Para ter acesso, é necessário apenas que o município do motorista idoso já tenha liberado o benefício aos motoristas da cidade.

Veja, em vídeo, como emitir o Cartão do Idoso sem sair de casa

O serviço disponibilizado pela Senatran permite que o motorista emita o seu Cartão do Idoso sem necessidade de sair de casa, evitando deslocamento até um serviço presencial.

A emissão da credencial é muito simples. Após acessar o portal da Senatran, role a página para baixo até a sessão “Usuário” e clique em “Acessar Serviço”, ao lado da opção “Emita a sua Credencial de Estacionamento para utilização de vagas especiais reservadas para idosos”. Depois, faça o login com sua conta Gov.br. Se não houver impedimento no seu cadastro, a tela para download aparecerá. Antes de baixar, você deve ler e concordar com os termos e condições. Aí, é só imprimir o arquivo PDF e passar a utilizar no seu carro

Cartão do Idoso tem segurança garantida por QR Code

Leitura do QR Code pelo app Vio (Foto: Serpro)

A autenticidade do Cartão do Idoso pode ser verificada pela leitura do QR Code do documento por meio do aplicativo VIO, disponível nas lojas Google Play e App Store. Trata-se do mesmo app já utilizado para aferir a autenticidade das versões digitais da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) e das novas placas veiculares que já possuem QR Code.

A emissão do Cartão do Idoso foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Senatran, com o objetivo de atender à resolução nº 965/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

Órgãos de trânsito das prefeituras devem solicitar liberação para a emissão do Cartão do Idoso

Imagem ilustrativa

A liberação pelos órgãos de trânsito das prefeituras já integrados ao Sistema Nacional de Trânsito ocorre por meio da funcionalidade “Habilitar Órgão Emissor”. Deve ser utilizado o certificado digital do CNPJ do município ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para anexar o símbolo do órgão que será apresentado na credencial e depois clicar em salvar.

A partir daí, a funcionalidade estará disponível para os condutores dessas localidades. Já para os entes que ainda não estão integrados, a habilitação é feita pelo Detran do respectivo Estado.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar