Viagem em carro autônomo já tem 300 mil interessados

Viagem em carro autônomo já tem 300 mil interessados desde o início do ano. Conheça a proposta da Waymo e como funciona seu carro autônomo.

A Waymo, subsidiária da Alphabet (Google), deu um passo importante para a popularização dos carros autônomos. A empresa mal anunciou o serviço de viagem em carro autônomo, o Waymo One, e já tem uma legião de interessados no serviço. 

Waymo já registra quase 300 mil pessoas na lista de espera para viagem em carro autônomo - Foto: Reprodução
Waymo já registra quase 300 mil pessoas na lista de espera para viagem em carro autônomo – Foto: Reprodução

Lista de espera para viagem de carro autônomo tem quase 300 mil pessoas

Na última segunda-feira (12), a Waymo iniciou suas operações em Los Angeles para o público em geral. A decisão de abrir o acesso veio de uma espantosa demanda. 

Quase 300 mil pessoas se inscreveram na lista de espera desde o início das viagens no começo das corridas em janeiro. 

Esse número expressivo indica que os consumidores estão cada vez mais interessados em experimentar os veículos autônomos. 

O sucesso da Waymo é impulsionado por um investimento significativo. A empresa recebeu recentemente um aporte de U$ 5,6 bilhões. Essa injeção permite à companhia acelerar o desenvolvimento de seus veículos e expandir sua rede para novas cidades.

Como funciona o carro autônomo?

O sistema complexo para fazer os veículos se movimentarem de forma autônoma nas ruas funciona com base em sensores como o LiDAR (Light Detection and Ranging), que emite pulsos de laser para medir a distância e criar mapas 3D detalhados do ambiente. 

Além disso, a tecnologia conta com radares para detectar movimentos e objetos, câmeras para fornecer dados visuais para o sistema e um ultrassom para detectar objetos e pessoas próximas. 

Waymo é pioneira em viagens com carro autonômo - Foto: Reprodução
Waymo é pioneira em viagens com carro autonômo – Foto: Reprodução

Os dados coletados são processados em computadores a bordo do veículo. Softwares com Inteligência Artificial interpretam esses dados e tomam a decisão de controlar o veículo. 

A Waymo ainda desenvolveu mapas altamente detalhados com todo o tipo de informação sobre o trânsito: faixas de pedestres, semáforos, sinais de paradas, etc. Os mapas são atualizados para garantir que o veículo tenha uma representação precisa do espaço que irá percorrer. 

Concorrência vindo aí

A Waymo não está sozinha nessa jornada rumo à automatização veicular. Outras grandes companhias do setor automotivo e tecnológico estão investindo em carros autônomos. 

A Tesla, de Elon Musk, anunciou planos de lançar um serviço de viagem sem motorista na Califórnia e no Texas no próximo ano, intensificando a competição no mercado. 

Além dela, a Zoox, da Amazon, expandiu seus testes de seus veículos desenvolvidos sem volantes e pedais para as cidades norte-americanas de Austin e Miami, nos Estados Unidos.

Leia também:

Elon Musk coloca medo na Uber ao lançar táxis autônomos em 2025: veja como vai funcionar

E você teria coragem de viajar em um carro autônomo? Responda nos comentários!

Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA