Viagem de carro nas férias: veja cuidados antes de pegar a estrada

Muitas famílias costumam reservar o mês de julho para tirar férias. Normalmente, elas fazem seus trajetos de carro, ônibus ou avião. Todos eles exigem que alguns cuidados extras, principalmente o primeiro. Pensando nisso, o Garagem360 (em conjunto com Francisco Assis Capuzzo, professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras Marabá) separou algumas dicas para viagem de carro.

Viagem de carros nas férias: veja cuidados antes de pegar a estrada

Revisão completa

Foto: pixabay.com

Viajar de carro não é tão fácil assim. Muita coisa precisa ser feita e calculada anteriormente para evitar problemas durante o caminho. A manutenção correta do veículo, por exemplo, é uma das principais partes.

De acordo com o professor, um dos primeiros passos é justamente fazer uma revisão completa. E é sempre importante dá uma verificada na saúde do veículo, visto que precisa estar 100% pronto para enfrentar a estrada.

“É importante que o veículo passe por uma manutenção preventiva, por meio de uma revisão completa. Itens como níveis de óleo do motor e fluidos de freio, calibragem dos pneus e seu estado de conservação e o correto funcionamento do sistema elétrico, faróis, lanternas e setas devem ser devidamente inspecionados”, diz Capuzzo.

Outro item indispensável na hora de viajar é o extintor de incêndio. Apesar de não ser obrigatório, ele pode útil em caso de acidentes.

Planejamento

Foto: pixabay.com

Além do carro com a manutenção em dia, uma viagem exige que os envolvidos pesquisem o sobre o trajeto e e se organizem corretamente. O porte do RG, da CNH e do Renavam são obrigatórios, por exemplo. Além disso, por conta da pandemia da Covid-19, a carteirinha de vacinação se tornou um item indispensável.

Com o avanço da internet, muitos sites podem ser úteis. Você pode consultar mapas, verificar o preço dos pedágios e procurar pontos de interesse.

Francisco Assis Capuzzo ainda faz um alerta para as viagens noturnas:  “Se tiver facilidade para dirigir de dia evite dirigir à noite, o sono e o cansaço estão entre os maiores causadores de acidentes”

Leia mais: Entenda como carros e smartphones estão cada vez mais integrados

Crianças e animais

Foto: pixabay.com

Levar os filhos para passear de carro é muito bom, não é mesmo? Mas os responsáveis precisam tomar muito cuidado com os pequenos. O principal deles é com relação à cadeirinha.

De acordo com as mudanças realizadas no Código de Trânsito Brasileiro, crianças até quatro anos de idade precisam usá-la. Se ela tiver até um ano e pesar até 13 kg, o mais indicado é a cadeira “bebê conforto”. Desrespeitar essas regras é considerada uma infração gravíssima. A multa será de R$ 293,47 e o condutor levará sete pontos na carteira.

Pensando em levar o seu animal de estimação? Sem problemas!  A recomendação é levá-lo em uma casinha especifica para viagens.

Segurança e economia

Foto: pixabay.com

Cuidar do automóvel e um bom planejamento pode ajudar muito na hora de viajar. Porém, um dos principais cuidados que você antes de pegar a estrada é com a segurança. Uma condução segura pode salvar várias dicas.

Muitos dos acidentes são causados por erros que poderiam ser evitados. Para evitá-los, o motorista deve seguir todas as regras de trânsito. Na hora de fazer ultrapassagens, por exemplo, tome bastante cuidado e só faça o movimento se tiver livre. Evitar dirigir acima da velocidade máxima permitida também é uma ótima recomendação.

Foto: pixabay.com

Por fim, uma viagem de carro nas férias pode ser um pouco cara. Ainda mais com os preços dos combustíveis nas alturas. Para economizar com combustível, você pode:

  • Desligar o veículo quando estiver parado;
  • Feche os vidros e ligue o ar-condicionado enquanto estiver na estrada (o contrário em trechos urbanos);
  • Calibre bem os pneus;
  • Não ande com o carro sobrecarregado.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar