O Ford Ka Trail é o mais novo carro aventureiro do Brasil, mas ele não é o único. Desde que a Fiat lançou a versão Adventure para a Palio Weekend, no fim dos anos 1990, se tornou tendência ter versões com visual fora de estrada. O conjunto é basicamente o mesmo: partes plásticas sem pintura, suspensão elevada, pneus de uso misto e, em alguns casos, o estepe exposto na tampa traseira.
Além dos aventureiros urbanos, as marcas também apostam em versões “esportivadas”, que também apelam para um visual diferenciado, mas nesse caso é para parecem legítimos esportivos. Suspensão mais baixa, rodas e faróis escurecidos, além dos nomes que inspirem velocidade fazem parte do conjunto, assim como bancos com costuras vermelhas e apliques que imitam fibra de carbono.
O Garagem360 reuniu nesta galeria especial versões de veículos nacionais que se enquadram nas duas categorias. Carros cuja proposta seja o “off-road urbano”, como é o caso dos SUVs, e que sejam esportivos em sua essência, como o Renault Sandero RS e o Peugeot 208 GT, ficaram de fora da lista.