Versão picape da nova Kombi elétrica; VW registra patente

A VW já mostrou a versão para passageiros e a versão furgão da Kombi elétrica. Agora, foi registrada a patente de uma provável versão picape.

Uma das principais notícias envolvendo a Volkswagen durante o primeiro semestre deste ano foi a do lançamento oficial do ID.Buzz. Na época, a marca mostrou a versão para passageiros e uma versão furgão da nova Kombi elétrica. Agora, foi registrada na Europa uma patente de uma picape baseada no modelo elétrico. Será que o carro será lançado?

O VW ID.Buzz já é vendido nas versões Pro e Cargo. Será que a picape será lançada? (Foto: Divulgação/VW)

Tudo sobre a provável versão picape da nova Kombi elétrica

O ID.Buzz é mais um integrante da família de carros elétricos da montadora alemã. Com relação à nova picape de cabine dupla, rumores dão conta que a Volkswagen registrou uma patente desta nova versão no continente europeu. Em resposta ao site especializado Auto Bild, a VW Commercial Vehicles confirmou que tais patentes realmente existem.

VW ID.Buzz (Foto; Divulgação/VW)

No entanto não há uma certeza de que este modelo será lançado. Mas chama bastante a atenção. O ID.Buzz (ou Kombi elétrica, como o veículo está sendo chamado) foi apresentado no último mês de março nas versões Pro e Cargo – que já estão em pré-venda. Os preços começam em 54.430 euros (versão Cargo).

Já o modelo de passageiros (Pro) custa 64.581 euros. A patente da versão picape do veículo elétrico da VW lembra um esboço de um ID.Buzz picape divulgado nas redes sociais da marca no dia 27 de abril (Dia Mundial do Design). Na época, a própria marca disse que se tratava de um “rascunho invisível”. Mas parece que era bem mais que isso.

https://twitter.com/VWGroup/status/1519296275400863744

A principal diferença entre a foto divulgada em abril e a patente é o cenário. Como é possível ver na foto que abre esta matéria, o carro aparece em uma estação de recarga. Já a patente não possui o cenário. Caso o modelo realmente seja lançado, o modelo contará com uma caçamba (de comprimento médio) no lugar onde estaria uma parte do teto.

VW ID.Buzz (Foto; Divulgação/VW)

Restaria saber se haveria mudanças na carga útil do modelo. Uma outra diferença está na porta traseira. Do mesmo modo que as picapes cabine dupla disponíveis no Brasil, o modelo da porta será convencional. O esboço postado por Klaus Zyciora também traz lanternas traseiras mais finas e uma espécie de degrau na lateral.

Plataforma, interior e motor seriam os mesmos das versões tradicionais?

VW ID.Buzz (Foto; Divulgação/VW)

O VW ID.Buzz é produzido sobre a plataforma modular elétrica MEB. Esta já é usada por outros modelos elétricos do grupo. Caso a VW realmente decida lançar a versão picape de Kombi elétrica, é bem provável que a plataforma seja a mesma. Do mesmo modo, este provável veículo herdaria o interior das versões já lançadas.

A mesma coisa aconteceria com a motorização. Hoje, o ID.Buzz traz um motor elétrico que pode gerar 204 cv de potência máxima e 31,6 kgfm de torque máximo. O conjunto ainda traz baterias de 77 kWh (82 kWh brutos). A autonomia fica entre 423 km (modelo Pro) e 425 km (modelo Cargo), ou seja, a versão picape teria um alcance similar.

Futuro

VW ID.Buzz (Foto; Divulgação/VW)

O fato do desenho estar registrado não significa que o modelo será lançado. Mas seria mais uma forma de homenagear a VW Kombi, visto que a van contava com versões neste estilo. O lançamento de uma versão picape do ID.Buzz também significaria a expansão da linha da Kombi elétrica. Uma versão GTX pode existir no futuro.

Bom, resta saber se a montadora alemã realmente continuará com o plano de lançar uma picape baseada no ID.Buzz. Em um futuro próximo, o modelo poderia fazer companhia à picape elétrica que pode ser lançada pela Scout, uma sub-marca da VW. O provável veículo seria derivado de um novo SUV elétrico que esta nova marca pode lançar.

Com informações de Auto Bild

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile