Veredito bilionário contra piloto automático da Tesla abre caminho para nova onda de processos
Um veredito de US$ 243 milhões contra a Tesla abalou sua principal defesa no caso do Autopilot, abrindo caminho para novos processos. Acompanhe os desdobramentos e saiba como a decisão pode impactar a empresa.
O veredito de um júri da Flórida, que condenou a Tesla a pagar US$ 243 milhões à família de uma vítima, derrubou a principal defesa da empresa no caso do Autopilot. A decisão, que atribuiu 33% da culpa pelo acidente fatal à montadora, pode abrir a porta para uma série de novos processos. A antiga defesa da Tesla, de que os usuários são os únicos responsáveis por acidentes enquanto usam o sistema, foi refutada.

Veredito bilionário contra piloto automático da Tesla abre caminho para nova onda de processos
O veredito de Miami não apenas estabelece um precedente legal, mas também expõe dados críticos do Autopilot, que agora devem se tornar públicos. Esse material poderá ser usado por dezenas de advogados em casos semelhantes.
O advogado responsável pela vitória na Flórida, Brett Schreiber, já se prepara para uma segunda rodada. Ele planeja julgar o caso Maldonado x Tesla na Califórnia, que envolve a morte de um passageiro em 2019. Schreiber afirma ter depoimentos de ex-líderes do Autopilot que contradizem as declarações públicas de Elon Musk sobre as capacidades do sistema.
Tesla em meio a desafios
A decisão surge em um momento delicado para a Tesla, que já enfrenta desafios como a queda na fidelidade à marca e nas vendas em mercados europeus importantes. O veredito da Flórida, ao minar a defesa da empresa, adiciona mais um obstáculo à reputação e às finanças da montadora.
Em sua defesa, a Tesla afirma que o Piloto Automático e o FSD são sistemas SAE Nível 2 que exigem um motorista atento o tempo todo e não tornam o veículo autônomo.
A empresa de Elon Musk também cita dados que sugerem maior segurança com o Autopilot e demais recursos ativados.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.