Se você gosta do mundo automotivo, já ouviu histórias sobre diferentes tipos de carros tradicionais no Brasil. Mas afinal, essas famas são verdadeiras?
Carros e suas famas
Conforme os carros foram ficando mais populares no Brasil, alguns modelos chamaram mais atenção do que outros.
Naturalmente, esses modelos ganharam famas (verídicas ou não) acerca de desempenho, comodidade e características incomuns.
VEJA TAMBÉM
Também virou realidade a estigmatização de alguns modelos, tidos como ‘’vilões’’ por serem beberrões, ruins de mecânica, entre outros atributos.
Dessa forma, confira a seguir alguns exemplos de carros com famas alastradas no imaginário popular.
Peugeot 208: ‘’Problemático’’
Bastante conhecida pela sua desvalorização, sobretudo por conta de problemas mecânicos que podem aparecer, o Peugeot 208 é o principal personagem no foco desse tipo de críticas.
Mesmo assim, o principal veículo da marca francesa no país soma mais de 23 mil emplacamentos no ano, segundo a Fenabrave.
Porém, entre os veículos seminovos e usados, o modelo não aparece nem entre os 50 mais vendidos.
Seria esse um sinal de que modelos da Peugeot não são boas escolhas a longo prazo?
Na verdade não. Essa história é muito mais uma fama trazida nos tempos da chegada da marca ao país do que necessariamente o que ocorre agora, com maior investimento da montadora no mercado nacional.
Opala: ‘’Beberrão’’
Outra fama que se alastrou recentemente é a de que o clássico modelo Chevrolet Opala é extremamente beberrão.
O veículo de passeio que foi fabricado entre os anos 70 e 90, virou peça de coleção de entusiastas do mundo automotivo, porém trouxe essa identidade para os dias atuais.
A sua produção e comercialização em larga escala em outro momento da indústria, por si só, entrega que o modelo não era fabricado sob as mesmas demandas atuais, principalmente com relação a redução de emissão de poluentes e consumo equilibrado.
Dessa forma, comparado aos veículos produzidos nos dias de hoje, obviamente o Opala consome mais combustível.
Fiat Uno: ‘’Inquebrável’’
Alvo de recorrentes memes na internet, o Fiat Uno e sua durabilidade tem dado o que falar ultimamente.
Um dos modelos mais populares da Fiat no Brasil, o Uno deixou de ser produzido em 2021, mas ainda é um dos modelos seminovos e usados mais comercializados do país.
Dessa forma, seu aspecto ‘’inquebrável’’ seria um dos motivos de tanto sucesso, o que fato se sustenta já que a estrutura padrão do modelo desde a sua primeira geração foi fabricada com a finalidade de explorar diferentes situações diárias.
A última versão do Fiat Uno produzida no Brasil, a Attractive, possui motor 1.0 Firefly de quatro cilindros, com 75 cv de potência.