Verdade ou mito: veículos elétricos desvalorizam mais rápido?

Um dos debates mais frequentes na indústria automotiva nos últimos meses é: veículos elétricos desvalorizam mais rápido? O Garagem360 foi atrás dessa resposta. Logo abaixo, você confere melhor como está este cenário. Acompanhe!

Fiat 500e (Foto: Nicole Santana/Garagem360)
Fiat 500e (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Veículos elétricos desvalorizam mais rápido? 

Sim. De acordo com um levantamento da Mobiauto, entre janeiro e outubro do ano passado, veículos elétricos sofreram uma baixa de 16,28% em seu preço. Uma porcentagem bem maior que de automóveis e híbridos.

Para se ter uma ideia, a desvalorização dos automóveis foi de 7,87%. Já em relação aos híbridos, a queda foi de 78%. 

Já levantamento da plataforma InstaCarro, divulgado pelo UOL, revelou que o cenário se repetiu no primeiro trimestre de 2024. 

Neste ano, os veículos híbridos e elétricos foram vendidos até 30% abaixo do valor da Tabela Fipe e 16% abaixo dos automóveis à combustão. 

Leia também: 

Por que os veículos híbridos e elétricos desvalorizam mais rápido? 

Existem diversos motivos que justificam esse cenário. 

Falta de peças de reposição 

O primeiro deles é o mercado de revendas, que ainda carece de peças de reposição. 

Prova disso é o BYD Dolphin Mini, que sai de fábrica sem estepe. E, conforme noticiado pelo Garagem360, só agora uma empresa brasileira desenvolveu um pneu com as medidas do veículo chinês.

Aumento nos impostos 

Em julho deste ano, o aumento no imposto da categoria de Híbrido (HEV) foi de 25%. Já no modelo Híbrido Plug-in (PHEV), foi de 20%, enquanto no segmento elétrico a bateria (BEV) foi de 18%.

Novos aumentos estão programados para julho do ano que vem e de 2026.

Infraestrutura de recarga 

O Brasil, assim como outros países, ainda tem uma infraestrutura bastante precária em relação aos postos de recarga. 

Apesar disso, algumas fabricantes têm se esforçado para virar esse jogo. É o caso da Volvo, que oferece esse tipo de serviço gratuitamente para os proprietários dos seus veículos. 

Desconfiança dos veículos elétricos 

Como se trata de um tipo de veículo que ainda não é tão popular, muitos brasileiros ainda estão receosos com esse investimento e alguns fatores acabam contribuindo para esse cenário. Entre eles, os problemas que os carros da Tesla têm apresentado para os consumidores. 

De fato, esse cenário ainda traz bastante insegurança, contudo, assim como qualquer outro mercado, há veículos elétricos usados e seminovos que oferecem uma ótima experiência para o consumidor.

O segredo é fazer uma boa pesquisa e continuar acompanhando o Garagem360. Diariamente, trazemos as últimas notícias automotivas e dicas para que você escolha o seu próximo veículo com segurança e, claro, economia. 

Leia também: Kia mantém preços dos veículos elétricos após volta dos impostos

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar