Verão: dicas para proteger o carro da maresia do litoral

Confira dicas para proteger o carro da maresia durante o período de férias. O sal do mar pode ser o vilão para a carroceira.

Para muitos, o mês de janeiro marca o período de férias. Dessa forma, a quantidade de veículos nos litorais aumenta. Porém, é necessário tomar uma série de cuidados para proteger o carro. Dessa forma, veja dicas para proteger o carro da maresia.

dicas para proteger o carro da maresia (Foto: Divulgação)

Confira dicas para proteger o carro da maresia durante o verão

Durante o mês de janeiro, q quantidade de pessoas que se locomovem para o litoral aumenta, tendo em vista os períodos de férias escolares, recessos e feriados prolongados. Muitas pessoas utilizam as férias de verão para aproveitar o verão nas praias brasileiras. No ano passado, segundo a Ecovias, mais de 1,2 milhão de carros desceram a serra em direção ao litoral paulista somente entre o final de dezembro e começo de janeiro. Este ano, o número deve ser ainda maior.

Porém, além dos cuidados habituais de manutenção preventiva, é necessário se prevenir dos prejuízos que a maresia pode causar no veículo.

Para essas viagens, é comum que as pessoas utilizem os carros próprios, tanto para a descida da serra como para transitar na cidade litorânea e a maresia, névoa ou aerossol de pequenas gotas, formada pela ação do vento e pela movimentação e arrebentação da água do mar em rochedos ou na praia, podem causar diversos problemas nos carros, como mancha na pintura e nos vidros, corrosão de peças metálicas e desgaste de borrachas.

O sal pode prejudicar a pintura do carro (Foto: Pixabay)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

O sal do mar é um dos vilões da carroceria do veículo

Porém, o que muitos proprietários de veículos não sabem, é que a maresia pode causar alguns danos ao veículo, desde manchas na pintura e nos vidros, bem como corrosão de algumas partes metálicas.

Existem formas de proteger o carro, principalmente, a lataria, a primeira a ser afetada, por exemplo, usando películas na pintura.

As gotículas levadas pelo vento podem acumular na superfície do carro. Quando secam, deixam resíduo de sal na lataria e vidros, que podem causar manchas esbranquiçadas. Quando a superfície não é lavada, o sal pode se acumular e criar uma resistência e se misturar aos produtos, comprometendo a pintura do carro.

Uma forma de prevenir e evitar essa situação é a instalação de películas na lataria do carro. Junior Ruciretta, CEO da Multifilmes, empresa especializada em aplicação de películas em automóveis e residenciais, explica que existem diferentes tipos de películas e elas não se resumem às películas que escurecem os vidros.

“No mercado, existem diversos tipos de películas, até aquelas que protegem a pintura do carro da ação do clima e de arranhões. Elas são totalmente incolores e além da proteção, ainda dão brilho à pintura”, explica.

A ação das películas de proteção nos carros

As películas de proteção garantem a prevenção de danos na pintura causados pela chuva e produtos ácidos, riscos e arranhões; bloqueio de sujeiras indesejadas de insetos e pássaros; proteção dos raios ultravioletas; além de duração de cinco a sete anos.

P indicado é usar películas de proteção no veículo (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile