Vendi meu carro: quem paga o IPVA?

Saiba de uma vez por todas quem paga o IPVA em caso de venda do veículo e tire suas principais dúvidas referentes ao assunto!

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2025 está cada vez mais próximo, e uma das principais dúvidas dos condutores é sobre uem paga o IPVA em caso de venda do carro.

Antecipadamente, o que dá para dizer é que é possível contar com duas possibilidades quanto ao pagamento, mas é necessário entender qual delas pode ser mais vantajosa para cada pessoa.

Acompanhe o Garagem360 e tire todas as suas dúvidas!

Vendi meu carro: e agora, quem paga o IPVA?

Bem, assim como mencionado anteriormente, existem duas possibilidades a respeito de quem paga o IPVA em caso de venda do veículo, considerado o antigo e o atual dono.

Para melhor entender, a primeira possibilidade diz respeito à responsabilidade do pagamento do IPVA em função da data em que a venda foi realizada.

Isto é, caso o vendedor transfira a propriedade do veículo antes do início do exercício fiscal (ou seja, antes do primeiro dia do ano), o pagamento do imposto recai sobre o novo proprietário, já que ele será o responsável pelo carro durante o período de arrecadação do tributo. 

Nesse caso, o vendedor não precisará se preocupar com o IPVA do ano, uma vez que a responsabilidade passa automaticamente para o comprador a partir da transferência de propriedade.

Por outro lado, se a venda ocorrer após o início do ano de cobrança do IPVA, o antigo proprietário permanece responsável pelo pagamento do imposto até que a transferência de propriedade seja formalizada junto ao Detran.

Nesse caso, mesmo que o carro já tenha mudado de mãos, a obrigação legal de quitar o imposto recai sobre o vendedor, caso ele não tenha realizado a comunicação da venda ao órgão responsável.

Foto: divulgação

Veja também: IPVA em atraso? Esse post é para você

E se o IPVA já tiver sido pago?

Basicamente, em algumas situações, o vendedor pode já ter quitado o IPVA do ano corrente, mas isso não muda o fato de que a responsabilidade formal do pagamento do tributo para o novo proprietário já foi transferida no momento da venda.

Nesse caso, o vendedor tem duas opções: ele pode negociar o valor do IPVA pago, incluindo-o no preço do carro ou até mesmo oferecer esse pagamento como um “bônus” para facilitar a venda.

Por fim, para o comprador, portanto, a vantagem de adquirir um veículo com o IPVA pago é a economia de tempo e a facilidade no processo de licenciamento, além de evitar a cobrança de juros e multas, caso ele se atrase no pagamento do imposto em nome do novo proprietário. 

Aproveite para conferir: 5 melhores carros para alugar em uma viagem de final de ano

↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile