Vendas de veículos em 2022: consultoria analisa dados de agosto; veja

O mês de agosto foi de boas notícias para o setor automotivo nacional. No que tange à comercialização de veículos no mercado interno, foram registradas vendas totais acima de 194 mil unidades. O volume diário de vendas foi 4,8% superior ao do mês anterior e as vendas diretas bateram um novo recorde histórico, alcançando o percentual de 53% do total do mercado. 

Estes são alguns dos dados destacados da análise mensal da Bright Consulting. A empresa incorpora novas tecnologias e métodos para entender o mercado automotivo brasileiro, oferecendo estimativa e previsões para o setor.

Vendas de veículos em 2022: destaques do mês de agosto, na análise mensal da Bright Consulting

Locadoras de veículos recompuseram seus estoques em agosto, dando impulso aos hatchbacks (Foto: Divulgação)

A seguir, destacamos os pontos principais da análise da Bright Consulting relativas a agosto, incluindo a indicação de tendências para os próximos meses:

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  • Emplacamento de 194.125 unidades no período contra uma previsão de 193.255 veículos – precisão de 99,5%. Melhor volume mensal do ano, superando as 175 mil unidades de carros e comerciais leves de maio.
  • Vendas diárias de 8.440 unidades, melhor ritmo do ano, 4,8% superior às 8.050 vendas diárias de julho e 17,1% maior que as 7.207 unidades diárias vendidas em agosto de 2021.
  • 53% de vendas diretas, novo recorde para o setor, superando os 51% alcançados em julho. Este número reflete novas condições comerciais negociadas entre montadoras e locadoras e a aceleração de venda direta a pessoa física e contratos de assinatura. 
  • A Bright Consulting estima que 34-35 pontos percentuais dessas vendas diretas tiveram destino as locadoras, que ora recompõem seus estoques – aqui também um novo recorde, que faz prever uma continuidade nos próximos meses.
  • Na distribuição de vendas por Estado, Minas Gerais toma a dianteira com 28% dos emplacamentos, novamente tendo as locadoras como alicerce. São Paulo segue com 24%, também inflacionado pelas locadoras que voltam a ter frota no Estado. O terceiro Estado do ranking é o Paraná, que segue longe, com 6,4%.
  • Grande recuperação dos hatchbacks, também alavancados por vendas a locadoras, alcançando 35,9% dos emplacamentos e deslocando os SUVs para a segunda posição com 32,8%. Sedãs perderam participação, caindo do patamar de 13% para 11,2%. E subiram as vendas de picapes derivadas de carros (a exemplo da Fiat Strada), que foram a 8,7%.
  • Veículos eletrificados continuam no mesmo patamar, com 2,1% versus 2,2% no acumulado do ano – 1,5% no mesmo período de 2021. A mudança importante está nos elétricos BEV (os 100% movidos a eletricidade) que passaram de 0,4% a 0,5% das vendas, com a chegada de compactos e vans na categoria. 
  • A aceleração das vendas de eletrificados nos últimos dois meses, que promete se intensificar em setembro, deve-se à necessidade das montadoras de vender veículos mais eficientes para a qualificação de eficiência energética, que tem data limite em 30 de setembro.
  • Entre as montadoras, Fiat, Volkswagen e General Motors aceleraram no mês, marcando participações de respectivamente 22,8%, 16,8% e 15,7% – valores superiores ao acumulado no ano. Perderam Hyundai e, principalmente, Toyota.
  • A projeção Bright de volume para 2022 continua em 1,97 milhão de unidades, trazendo um perfil de vendas mais normalizado no ano, com 57% do volume no segundo semestre – enquanto 2021, com grandes problemas de suprimento e logística, atingiu 49% nesse período.
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Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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