Vendas de veículos 0km caem 6% em abril; veja detalhes

As vendas de veículos 0km tiveram queda de 6,07% em abril na comparação com o mesmo mês de 2021. Em relação a março, o declínio foi de 1,11%. 

 As vendas de veículos automotores 0km tiveram queda de 6,07% em abril em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram comercializados 270.560 veículos, contra 288.045 em abril de 2021. Em comparação a março último, o declínio foi menor, de 1,11%. 

IPVA 2022 em Santa Catarina: datas estipuladas e imposto sem descontos

Ilustrativa . (Foto: FGV)

Vendas de veículos 0km: veja os dados da  Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)

No acumulado do ano (de janeiro a abril), as vendas somam 996.900 unidades, 7,18% a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

“Temos notado uma recuperação gradativa nos emplacamentos: apesar de ainda estarmos em retração, no acumulado do ano, notamos que, no fechamento do primeiro bimestre de 2022, o volume estava cerca de 13% menor se comparado a igual período de 2021”, afirma o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr.

“Agora, a retração caiu para pouco mais de 7%, o que sinaliza um movimento de retomada”, destaca.

IPVA 2022 em Santa Catarina: datas estipuladas e imposto sem descontos

Ilustrativa

Entre os segmentos, apenas motocicletas têm alta em abril

As vendas de automóveis e comerciais leves tiveram queda de 16,8% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2021. Em relação a março, houve alta de 1,08%. No acumulado do ano (de janeiro a abril), o declínio foi de 22,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A comercialização de caminhões também apresentou queda em abril: os emplacamentos foram 4,4% menores do que o registrado no mesmo mês de 2021. Em relação a março de 2022, a queda foi de 7,4%. No acumulado do ano, a retração foi de 1,57%.

O segmento de motocicletas foi o único que apresentou elevação nas vendas, com alta de 13,7% em abril em comparação ao mesmo mês de 2021. Em relação a março de 2022, houve queda de 2,13%. No acumulado do ano, a comercialização de motos teve alta de 27,4%.

Tratores e máquinas agrícolas, por não serem emplacados, apresentam dados com um mês de defasagem. Em março, as vendas foram 16,7% maiores do que no mesmo mês de 2021. Em relação a fevereiro, houve queda de 7%. Já no acumulado do ano (janeiro a março), foi registrada elevação de 29,9% nas vendas.

Dicas imperdíveis para manter a revisão da moto em dia

(Foto: Ilustrativa / Reprodução internet)

Com informações da Agência Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA