Vendas de carros novos crescem, mas número ainda é preocupante

De acordo com dados apurados pela Autoinforme, o número de vendas nos primeiros meses deste ano subiram 32% em comparação ao mesmo período do ano passado. Este dado traz uma sensação que o mercado de automóveis está voltando a ficar aquecido, mas não é bem assim. O cenário ainda é preocupante, visto que o número abaixo das expectativas do mercado.

Vendas de carros novos 

Os dados da empresa mostram que foram emplacados 1.006.685 veículos. Só para ter uma ideia, o mesmo relatório, divulgado em julho de 2020, mostrou que 763.222 unidades foram comercializadas na primeira metade do ano. Vale lembrar que àquela altura, já estávamos enfrentado a pandemia da COVID-19.

Mas nem tudo são flores. Este número ainda é menor que o divulgado pelo índice em 2019. Entre janeiro e junho daquele ano, foram registradas 1.248.843 vendas.

Vendas de carros novos
(Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)

Além disso, existe a possibilidade das estimativas de vendas de carros novos não serem atingidas. Elas são apresentadas normalmente em janeiro. Para este ano, a Fenabrave, que representa as concessionárias, estimava que seriam comercializados 2.258.872 veículos.

Agora,  ela acredita que o ano termine com 2.159.636 unidades comercializadas entre automóveis de passeio e comerciais leves. Levando em conta todo o setor, o número passou de 3.546.712 para 3.455.080.

E não faltam motivos para esta queda. Além da pandemia estar causando um enfraquecimento da economia, boa parte das fábricas estão enfrentando problemas com o fornecimento de peças, em especial os semicondutores. A Chevrolet, por exemplo, não sabe quando a poderá normalizar a produção do Onix, do Onix Plus e da Tracker em sua fábrica localizada em Gravataí-RS.

Leia mais: Ford fecha mais uma de suas operações no Brasil

(Foto: Divulgação/Chevrolet)

Do mesmo modo, a Hyundai, a Volkswagen, a Nissan e a Honda também sofrem (ou já sofreram) com a falta do componente.

Dobradinha da Fiat

Outros dados relevantes foram divulgados pela Fenabrave. Comparado ao mês de maio, a venda de carros novos caiu. Segundo a tabela, foram emplacados em junho 169.589 unidades – contra 175.391 de maio. Ou seja, uma retração de 3,31%.

Vendas de carros novos
(Foto: Divulgação/Stellantis/Fiat)
(Foto: Divulgação/Hyundai)

Agora, o ranking de emplacamentos confirmou algumas informações das projeções divulgadas pela Fenabrave. Uma delas é a dobradinha da Fiat. A Strada terminou o mês na primeira posição (9.697 unidades). O Argo vem logo atrás (9.382). Fechando o top 5 está o Hyundai HB20 (7.609), o Fiat Mobi (7.529) e o Jeep Renegade (7.504).

Outro destaque é a queda do trio fabricado pela GM no Rio Grande do Sul. Contando apenas os automóveis, o Onix terminou na 17ª posição (2.532 unidades). Já o Onix Plus fechou na 30ª colocação (1.525 unidades). Por fim, o Chevrolet Tracker terminou em 33º (990 unidades).

 

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar