Vendas de carros em agosto têm pior resultado de 2021
A falta dos semicondutores está afetando bastante as vendas de carros 0km. Em agosto, por exemplo, o mercado registrou o pior resultado em 2021.
O ano de 2021 está sendo marcado pelas recentes crises do setor automotivo. Uma delas é a falta dos semicondutores. Ela está afetando a produção de diversos veículos nacionais. Sem falar das vendas de carros 0km.
Neste último caso, alguns números divulgados pela Autoinforme ajudam a explicar o quanto que esta crise está afetando. De acordo com a agência, foram registrados 158.468 emplacamentos de carros em todo o território nacional.
Vendas de carros em agosto têm pior resultado de 2021
Isso representa uma queda de 2,4% com relação ao mês passado. O mês de julho teve 162.404 unidades licenciadas. Uma comparação com o mesmo período no ano passado também foi feita. E os números do último mês terminaram 8,6% menores que agosto de 2020.
E com estes números trazem significados preocupantes. Até o momento foram vendidos 1.327.654 veículos. Até aí tudo normal, visto que é 20,7% a mais que os oito primeiros meses do ano passado. Entretanto, ainda falta muito para a atingir a meta de emplacamentos estipulada pela Fenabrave no começo do ano e atualizada mais recentemente.
Vale lembrar que a entidade sempre divulga suas estimativas no começo do ano. Em janeiro de 2021, ela esperava que o mercado registrasse 2,26 milhões de veículos comercializados. Porém, a nova previsão (revelada em junho) é de 2,16 milhões de carros emplacados até o fim do ano.
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Outro significado é que este último mês de agosto teve segundo o pior resultado de 2021 nos emplacamentos de carros novos – contando automóveis de passeio e comerciais leves.
Ficando atrás apenas do mês de fevereiro – que teve 158.237 unidades comercializadas . Entretanto, a média diária foi pior do que naquele mês. Em agosto foram vendidos 7.203 veículos por dia útil.
Outros efeitos
Esta é uma crise que atingiu diversas marcas no Brasil. Muitas delas tiveram que suspender as atividades de suas fábricas. Chevrolet, Fiat, Hyundai e Toyota foram algumas delas. A primeira paralisou a produção de dois dos seus principais veículos (Onix e Onix Plus). Já a Renault e a Volkswagen ainda estão sofrendo.
Outro efeito que esta crise vem causando é o aumento nas vendas dos carros usados. Muitas pessoas estão procurando alternativas neste mercado. Dados da Fenabrave mostra que 1.061.013 veículos usados foram vendidos em todo o território nacional. Um aumento de 6,83%. Porém, isso causou o aumento nos preços deles. Ou seja, a falta de semicondutores mexeu bastante com o mercado automotivo.
Fiat mantém a liderança entre as marca
A Autoinforme também divulgou os desempenho das montadoras durante o último mês. E parece que não temos muitas novidades. A Fiat ainda mantém a liderança do mercado. As 38.983 unidades vendidas no último mês representam 24,6% de todo o mercado.
Já uma de suas grandes concorrentes está de volta ao segundo lugar. A Volkswagen teve 23.770 licenciamentos. Ou seja, teve uma participação de 15,5% das vendas. Já a Toyota fecha o pódio com 17.431 unidades vendidas. O top 5 ainda tem a Hyundai (14.420 unidades) e a Jeep (13.628).
Veja abaixo as 20 marcas com mais emplacamentos em agosto de 2021 (segundo a Autoinforme)
1º -Fiat (38.983 unidades)
2º – Volkswagen (23.770 unidades)
3º – Toyota (17.431 unidades)
4º – Hyundai (14.420 unidades)
5º- Jeep (13.628 unidades)
6º – Chevrolet (8.874 unidades)
7º – Renault (8.557 unidades)
8º – Honda (8.081 unidades)
9º – Nissan (4.817 unidades)
10º – Caoa Chery (4.171 unidades)
11º – Ford (2.549 unidades)
12º – Peugeot (2.463 unidades)
13º – Citroën (2.084 unidades)
14º – Mitsubishi (1.718 unidades)
15º – BMW (1.517 unidades)
16º – Volvo (814 unidades)
17º – Mercedes-Benz (656 unidades)
18º – Audi (618 unidades)
19º – Kia (515 unidades)
20º – RAM (415 unidades)
(Com informações de Autoinforme e Automotive Business)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.