Carro usado ainda é o foco do brasileiro; 0 km fica em segundo plano

Confira aqui os números de vendas de carro usado no Brasil e porque eles superam com folga os novos, inclusive no desejo das pessoas.

As vendas de carro usado no Brasil ainda são a força dominante, nos mostram diversas pesquisas e índices. Seja nos emplacamentos ou na intenção de compra, o preço baixo e maior leque de opções acabam fazendo a diferença no nosso mercado.

Não é à toa que as feiras de usados fazem cada vez mais sucesso (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vendas de carro usado no brasil ainda super com força o mercado de novos

Os novos dados da Fenabrave revelam uma tendência no mercado brasileiro: a preferência por carros usados continua a superar as vendas de veículos novos.

Até agosto de 2023, foram vendidos impressionantes 6.940.854 carros usados, nos mostra o relatório.

Isto vem em contraste com as 1.347.065 vendas de veículos zero quilômetro no acumulado do ano.

Mas, além dos números, uma pesquisa recente conduzida pela Webmotors corrobora essa tendência.

A pesquisa envolveu aproximadamente 3,5 mil usuários da plataforma, com a maioria sendo homens (88%) na faixa etária de 46 a 55 anos (29%).

Resultados mostram preferência do brasileiro

  • A pesquisa deixa claro que os brasileiros estão ansiosos para comprar um carro. 89% dos entrevistados têm a intenção de trocar ou adquirir um novo veículo até 2024.
  • No entanto, o que se destaca é que 61% desses respondentes desejam comprar um veículo usado. Além disso, 53% daqueles que pretendem adquirir um carro usado pretendem optar pelo financiamento parcial como forma de pagamento.
  • Outro dado interessante é que 76% dos entrevistados que já possuem um veículo pensam em ofertá-lo como entrada na compra de um novo.
  • A pesquisa também revelou que a preferência da maioria é pelos SUVs com motorização flex. Entre quem possui carros com idade entre um e dois anos, 31% são proprietários de um SUV, e 54% têm a intenção de comprar ou trocar ainda no segundo semestre de 2023.

Elétricos ainda estão tímidos, mas já chamam a atenção do público geral

  • Enquanto os usados e SUVs dominam o mercado, os veículos elétricos e híbridos ainda têm um alcance limitado. Apenas 6% responderam que têm a intenção de adquirir um carro com motor híbrido.
  • Vale destacar as razões pelas quais o consumidor opta pelo eletrificado. 63% mencionam a economia de combustível como um fator decisivo, 38% buscam novas tecnologias e 33% demonstram preocupação com o meio ambiente.
  • Por fim, outro ponto interessante é que 61% das pessoas estão dispostas a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados.

As vendas de carro usado no Brasil realmente surpreendem. Caso esteja pensando em adquirir o seu, fique atento e não dê mole com as dicas que temos para te dar!

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile