Carro usado ainda é o foco do brasileiro; 0 km fica em segundo plano

As vendas de carro usado no Brasil ainda são a força dominante, nos mostram diversas pesquisas e índices. Seja nos emplacamentos ou na intenção de compra, o preço baixo e maior leque de opções acabam fazendo a diferença no nosso mercado.

Não é à toa que as feiras de usados fazem cada vez mais sucesso
Não é à toa que as feiras de usados fazem cada vez mais sucesso (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vendas de carro usado no brasil ainda super com força o mercado de novos

Os novos dados da Fenabrave revelam uma tendência no mercado brasileiro: a preferência por carros usados continua a superar as vendas de veículos novos.

Até agosto de 2023, foram vendidos impressionantes 6.940.854 carros usados, nos mostra o relatório.

VEJA TAMBÉM

Isto vem em contraste com as 1.347.065 vendas de veículos zero quilômetro no acumulado do ano.

Mas, além dos números, uma pesquisa recente conduzida pela Webmotors corrobora essa tendência.

A pesquisa envolveu aproximadamente 3,5 mil usuários da plataforma, com a maioria sendo homens (88%) na faixa etária de 46 a 55 anos (29%).

Resultados mostram preferência do brasileiro

  • A pesquisa deixa claro que os brasileiros estão ansiosos para comprar um carro. 89% dos entrevistados têm a intenção de trocar ou adquirir um novo veículo até 2024.
  • No entanto, o que se destaca é que 61% desses respondentes desejam comprar um veículo usado. Além disso, 53% daqueles que pretendem adquirir um carro usado pretendem optar pelo financiamento parcial como forma de pagamento.
  • Outro dado interessante é que 76% dos entrevistados que já possuem um veículo pensam em ofertá-lo como entrada na compra de um novo.
  • A pesquisa também revelou que a preferência da maioria é pelos SUVs com motorização flex. Entre quem possui carros com idade entre um e dois anos, 31% são proprietários de um SUV, e 54% têm a intenção de comprar ou trocar ainda no segundo semestre de 2023.

Elétricos ainda estão tímidos, mas já chamam a atenção do público geral

  • Enquanto os usados e SUVs dominam o mercado, os veículos elétricos e híbridos ainda têm um alcance limitado. Apenas 6% responderam que têm a intenção de adquirir um carro com motor híbrido.
  • Vale destacar as razões pelas quais o consumidor opta pelo eletrificado. 63% mencionam a economia de combustível como um fator decisivo, 38% buscam novas tecnologias e 33% demonstram preocupação com o meio ambiente.
  • Por fim, outro ponto interessante é que 61% das pessoas estão dispostas a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados.

As vendas de carro usado no Brasil realmente surpreendem. Caso esteja pensando em adquirir o seu, fique atento e não dê mole com as dicas que temos para te dar!

Adson Leonardo
Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar