Venda digital de veículos chega ao Tocantins; saiba como funciona

Detran de Tocantins adere ao sistema de venda digital de veículos, que permite transações a partir do aplicativo CDT

O Departamento Estadual de Trânsito de Tocantins (Detran-TO) aderiu ao sistema de venda digital de veículos. A partir de agora, transações de compra e venda dos veículos no Estado poderão ser feitas a partir do app Carteira Digital de Trânsito (CDT), sem a necessidade de ir ao cartório. A funcionalidade já possuía a adesão de outras 16 unidades da Federação: AC, BA, CE, MT, MS, MG, PA, PR, PE, RJ, RN, RG, RO, RR, SP e SE.

Saiba como funciona a venda digital de veículos

Login qualificado Gov.br garante a segurança das transações realizadas pelo app CDT (Foto: Divulgação/Senatran)

A venda digital dispensa o reconhecimento de firma no cartório, já que a própria CDT realiza, por biometria, a validação das identidades do comprador e do vendedor. No entanto, para a transferência da propriedade, é necessário o comparecimento ao Detran, já que a legislação de trânsito exige o procedimento de vistoria.

“O comunicado de vendas por aplicativo vai baratear custos e trazer celeridade, facilidade e integridade ao processo. É uma tecnologia que facilita a vida do cidadão, revendedores de veículos usados e concessionárias, que poderão realizar as vendas de veículos diretamente pela CDT”, afirma o presidente do Detran-TO, Norton Rubens Rodrigues.

Pelo ambiente da CDT, o proprietário do veículo faz comunicação da intenção de venda ao futuro comprador. Para isso basta acessar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e) na aba ‘Veículos’, clicar no botão ‘Iniciar Venda Digital’ e preencher o CPF do comprador. 

A partir daí, o Detran de registro do veículo toma conhecimento da ação e permite a geração da Autorização para Transferência da Propriedade do Veículo (ATPV-e), que aparece na CDT e é assinada eletronicamente por ambas as partes.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que desenvolveu o sistema de venda digital de veículos, “a transação conta com altíssimo nível de segurança”, exigindo a autenticação com conta prata ou ouro na plataforma Gov.br, além checagem por biometria facial para a assinatura digital. O proprietário só precisa ir ao Detran, no final do processo, para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.

Venda digital de veículos chega ao Tocantins; saiba como funciona

Documentos do veículo em papel moeda foram substituídos por versão digital em 2021 (Foto: Divulgação/Senatran)

Além de ser necessária a adesão do Detran do Estado no qual o veículo está registrado, a tecnologia está disponível apenas para documentos emitidos, por qualquer motivo, a partir de 4 de janeiro de 2021. A partir dessa data, o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído por sua versão digital, o ATPV-e.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA