Venda Digital de Veículos já está disponível em RO; saiba como fazer 

O Detran-RO finalizou os procedimentos para a Venda Digital, que desburocratiza a comercialização de veículos que possuem a ATPV-e.

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) finalizou os procedimentos de interligação aos serviços da Venda Digital, que desburocratiza a comercialização de veículos que possuem a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica (ATPV-e) – certificado que substitui o Documento Único de Transferência (DUT).

Saiba como realizar a Venda Digital de Veículos

Carteira Digital de Trânsito permite acesso ao CTB

Para ter acesso aos serviços, usuários devem possuir login qualificado no Gov.br (Foto: Denatran)

“No sistema Venda Digital, comprador e vendedor comunicam a venda e assinam a autorização de transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Sem burocracia”, resume Paulo Higo Ferreira de Almeida, diretor-geral do Detran-RO.

Acessando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o vendedor do veículo informa os dados do comprador e registra a intenção da venda. O comprador será notificado e precisa repetir o processo. A nova funcionalidade permite a assinatura digital da ATPV-e por vendedor e comprador e possibilita a comunicação automática da venda ao Detran por meio da CDT.

Para efetivar a transação digitalmente, vendedores e compradores precisam possuir o login qualificado no Gov.br. Uma vez logado, a autorização ficará armazenada na CDT. Depois, bastará ao comprador agendar atendimento em uma unidade do Detran para fazer a vistoria do veículo e efetivar a transferência.

O diretor Técnico de Veículos do Detran-RO, Tiago Luis Veloso da Costa, destaca que a negociação também pode ser desfeita, desde que vendedor e comprador estejam acordados, realizando o processo totalmente pelo aplicativo CDT.

A Venda Digital de Veículos está disponível apenas para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo DUT foi substituído pela ATPV-e.

Antigo DUT foi substituiído pelo ATPV-e (Foto: Reprodução)

Rondônia é o 10º Estado brasileiro a aderir ao serviço. A funcionalidade foi desenvolvida pelo  Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Para que a autorização para compra e venda de veículos por meio digital possa ser usada, o Estado, por meio do Detran onde o veículo está registrado, precisa ter aderido ao novo sistema, a exemplo de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA