Compra de usados requer atenção

Comprador precisa verificar com cuidado a mecânica e também a documentação do veículo

Em maio, foram comercializados no Brasil 661.281 veículos usados, o que representa crescimento de 3,5% em relação ao mês anterior, quando foram negociadas 638.691 unidades. No acumulado do ano, a venda de seminovos soma 3.211.265, 0,5% a mais do que no mesmo período de 2014 (3.195.977). Os dados são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Apesar dos números revelarem que esta fatia do setor automotivo está indo bem, o consumidor precisa saber que antes de acertar a compra de qualquer modelo com poucos ou alguns anos de uso, diversos cuidados são necessários, a fim de evitar gastos futuros não-previstos no orçamento.

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Documentação requer atenção redobrada| Foto: Divulgação

Segundo Gerson Burin, analista técnico em segurança do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), o passo inicial para quem quer adquirir um carro usado é fazer o test-drive. Durante a avaliação, deve-se verificar se há barulhos estranhos, peças soltas e luzes acesas no painel e também se todos os componentes estão funcionando corretamente como vidros, travas, alarme, ar-condicionado e rádio.

Além disso, Burin recomenda que seja analisado minuciosamente cada item interno e externo do carro. “A pintura, os pneus e a quilometragem, normalmente, são os pontos mais vistos pelos compradores. Mas também é importante que eles observem a condição geral do motor, se o veículo possui vazamentos e se apresenta alguma parte com cor ou brilho diferente, indícios de que sofreu uma colisão”, explica.

Outros pontos que têm de ser inspecionados são suspensão, escapamento, sistemas elétricos, de iluminação e arrefecimento e freios (inclusive o freio de mão). Vale ainda checar se as ferramentas obrigatórias (macaco, chave de roda e triângulo de sinalização) estão em ordem, assim como o estepe, os espelhos, a buzina, os cintos de segurança, os limpadores de para-brisa, o extintor de incêndio e as borrachas de vedação.

O analista técnico em segurança do Cesvi Brasil diz ainda que, no momento da vistoria do usado ou seminovo, caso o cliente não tenha conhecimento sobre mecânica, deve pedir a a ajuda de um profissional de sua confiança para evitar cair em ciladas.

Documentação

Tão importante quanto analisar as partes mecânicas e estéticas, é verificar a situação da documentação do veículo que se pretende adquirir. De posso do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), a dica é checar junto ao órgão de trânsito da cidade possíveis irregularidades como multas, débitos de impostos ou pendências financeiras. O futuro proprietário ainda precisa conferir se o documento não foi adulterado e se o número do chassi gravado, bem como a placa, conferem.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta que os condutores fiquem atentos à presença das letras “RM” próximas ao número do chassi. Isso significa que a numeração foi remarcada e, provavelmente, o carro já foi roubado – os modelos nestas condições correm o risco de ter o seguro negado e perdem valor no mercado.

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Antes de fechar negócio, futuro comprador deve checar as partes mecânica e estética do carro| Foto: Divulgação/Fenauto

Quem não quiser ter todo este trabalho sozinho pode recorrer às empresas de consultoria automotiva. Um exemplo é a Checkauto, que faz parte do Grupo Dekra. A companhia, localizada em São Paulo, auxilia no levantamento de dados sobre o automóvel e ainda faz avaliação de pintura e estrutura. O serviço custa a partir de R$ 120.

Fernando Masetti, gerente de varejo do grupo Dekra, afirma que são avaliados mais de 150 itens. “Identificamos eventuais alterações nas características originais e comparamos com mais de 40 informações históricas do veículo. Caso seja ele aprovado, um certificado, válido por três anos, é emitido atestando que não possui queixa de roubo ou furto”, garante.

Fora isso, para dar mais segurança ao consumidor, no início do mês foi aprovada uma lei que obrigada que concessionárias e vendedores de automóveis e motocicletas notifiquem o cliente sobre possíveis situações de irregularidade quanto a furto, não pagamento de impostos, multas, alienação e débitos recentes, entre outras anormalidades.

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Direitos do consumidor

O Procon recomenda ainda que antes de adquirir um automóvel usado, o futuro proprietário acesse o Cadastro de Reclamações Fundamentadas da fundação, para verificar o histórico da empresa. E é importante saber que, caso o carro apresente problemas que não estavam expostos no dia da avaliação, o Código de Defesa do Consumidor assegura que o comprador tem um prazo de 90 dias para reclamar.

Se porventura o problema não for resolvido em um mês, pode-se exigir a troca do veículo por outro do mesmo modelo ou o cancelamento da compra. Diferentemente do processo realizado em uma concessionária ou loja, se o condutor adquirir o automóvel por meio de um vendedor particular (pessoa física), aí a sua proteção se dará pelo Código Civil.

Mais orientações 

Motor

E preciso verificar se não existem itens quebrados, borrachas ressecadas e cabos danificados. Também é importante inspecionar o óleo, elemento responsável pela lubrificação das peças do propulsor. Caso ele esteja entre os níveis máximo e mínimo, o comprador pode ficar tranquilo. Agora, se a marcação ficar abaixo do mínimo desejado, pode ser que haja algum problema ou apenas que está na hora de fazer a sua troca ou complementação. Além disso, ao ser ligado o motor não pode demorar a funcionar. Se isso acontecer, talvez os bicos injetores estejam entupidos. Por último, é importante prestar atenção na fumaça que sai do escapamento. Se ela estiver com aparência densa, azul-clara ou branca, é sinal de que o carro está queimando óleo.

Pneus 

Deve-se checar se os pneus dianteiros e traseiros estão carecas ou apresentam algum tipo de dano ou desgaste irregular. E é fundamental fazer a avaliação do estepe.

Lataria

Ao avaliar o veículo, é preciso procurar por ondulações e pequenos amassados na parte externa, indicativos de que o carro sofreu algum tipo de colisão ou passou por alguma reforma que o vendedor não mencionou. E é imprescindível fazer a análise em local iluminado, a fim de identificar com mais facilidade erros na pintura ou até mesmo a diferença de cor de algumas partes. 

Freios e lâmpadas

Durante o test-drive, a dica é o comprador ficar atento à ruídos quando o freio é acionado, se a direção trepida ao frear ou se alguma luz acende no painel. Com o carro parado, deve-se olhar com cuidado se as luzes de freio acendem corretamente – e também se as demais lâmpadas estão em perfeito funcionamento.

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