Tags

Notícias

Venda de veículos novos fecha março com queda de 19,11%

Créditos: Photo by Jannis Lucas on Unsplash
3 abril, 2020
Da Redação, com assessoria

Segundo os dados divulgados pela Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves (que inclui as picapes) sofreu queda de 19,11% apenas no mês de março. As duas categorias somadas tiveram 155.810 unidades emplacadas no último mês. Em fevereiro, foram 192.627 emplacamentos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Queda na venda de veículos novos

Segundo o presidente da FENABRAVE, Alarico Assumpção Júnior, a pandemia da covid-19 impactou diretamente os números de vendas. “Nosso setor, que representa 4,5% do PIB e gera, diretamente, mais de 315 mil empregos, por meio de 7,3 mil concessionárias, está, praticamente, paralisado, em função dos decretos de quarentena. Apenas algumas concessionárias estão com as oficinas abertas, para atender caminhões, ambulâncias e outros veículos essenciais para serviços de primeira necessidade, como os ligados à saúde e alimentação”, disse.

LEIA MAIS: Chevrolet estende garantia de veículos por causa da covid-19

Hyundai lança ações para auxiliar no combate à covid-19

Assumpção Júnior diz que ainda não é possível revisar as projeções do setor para o ano de 2020, em função da falta de previsibilidade de retorno do comércio e dos reais impactos ao final do período de quarentena. “Sabemos que a prioridade é a saúde da população, mas, a continuar como está, em um mês de estagnação, cerca de 20% dos empregos do nosso setor podem ser comprometidos, pois os concessionários estão sem receita e, ao contrário, têm despesas fixas. Por enquanto, as concessionárias estão segurando a situação como podem, antecipando férias, utilizando banco de horas, mas chegará um momento em que isso não se sustentará”, afirmou.

Medidas para atenuar a crise

De acordo com a Fenabrave, a federação tem negociado medidas para atenuar a crise. Entre os pedidos, direcionados aos estados e municípios, estão alguns já atendidos, como a autorização de funcionamento das oficinas, em algumas cidades, para a realização de serviços essenciais e de garantia. Outros pedidos têm sido encaminhados às autoridades e entidades ligadas ao Setor, como, por exemplo:

  • Suspensão de pagamento do IPVA, aos estados;
  • Linha de crédito especial, ao BNDES, para empresas do setor;
  • Desoneração de folha de pagamentos e encargos ao Governo Federal, a quem está sendo solicitada e, ainda, a redução ou postergação de tributos, por 120 dias;
  • Solicitação, às entidades que representam as Instituições Financeiras, para que não elevem as taxas de juros, tanto para empresas como para pessoas físicas;
  • Solicitação de liberação de crédito, às Instituições Financeiras, para a comercialização de tratores e máquinas agrícolas sem o registro das cédulas em cartório.

Na galeria, confira os carros mais vendidos na América Latina em 2020, segundo os dados da consultoria Focus2Move.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.