Venda de carros usados cresce cerca de 25% em maio; saiba detalhes
A venda de carros usados cresceu 25% no último mês do ano, de acordo com a Fenauto. Os carros novos também anotaram o melhor mês do ano.
De acordo com o mais recente levantamento da Fenauto, entidade de monitora a venda de carros usados, o setor cresceu quase 25% em maio, no comparativo com as vendas de abril, veja os detalhes.
Vendas de carros usados aumenta quase 25% em maio
A Fenauto, entidade que representa os lojistas multimarcas, divulgou o resultado das vendas de veículos seminovos e usados durante o mês de maio.
O crescimento foi de 24,9% em relação às vendas de abril, chegando a um total de 1.173.293 de unidades contra 939.182 no quarto mês do ano. A entidade também registrou um resultado positivo de 2,2% na média diária de vendas em maio.
Apesar do expressivo resultado acumulado de 4.879.357 veículos vendidos neste ano, o número ainda é 19,1% inferior ao registrado no mesmo período de 2021 (6.030.983 unidades).
Para o presidente da FENAUTO, Enilson Sales, “a expectativa da FENAUTO, até o final do primeiro semestre deste ano, é o de um equilíbrio ou de uma lenta recuperação sem grandes oscilações nas vendas, tanto para baixo quanto para cima.”
Maio também foi positivo para o segmento de 0 km
O último mês também foi responsável por gerar um bom desempenho para o mercado de carros novos, conforme aponta o mais recente levantamento da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, maio registrou o maior volume de emplacamentos de 2022.
Com três dias úteis a mais do que em abril, as 338.440 unidades licenciadas representam alta de 25,09% na comparação com o mês anterior, sendo superior, também, a maio de 2021 (+6,03%).
Com o resultado, a retração, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, caiu para 4,16%, contra uma queda de 7,18% registrada no 1º quadrimestre. Ainda assim, a FENABRAVE não irá rever as projeções para o ano, o que será feito, apenas, no encerramento do 1º semestre.
“O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das Montadoras.
Entendemos que, em maio, oferta e demanda começaram a se estabilizar. Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta e nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade, o que já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”, analisa Andreta Jr, Presidente da FENABRAVE.
Ainda de acordo com a Fenabrave, o grande salto em relação a abril impulsionou os números gerais do setor, mas, segundo o presidente da entidade, os segmentos ainda podem enfrentar volatilidade ao longo do ano.
“A demanda tem sido atendida, mas o setor automotivo não venceu, completamente, a crise de abastecimento global. Embora os problemas sejam pontuais, é possível que haja espera, a depender do modelo.”
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.