Venda de carros usados cai 6,9% em setembro; veja números
O segmento de carros usados segue em alta no acumulado do ano. Mas, venda de carros usados cai entre agosto e setembro, entenda!
Mesmo com o acumulado do ano positivo, a venda de carros usados registrou queda de 6,9% – no comparativo entre setembro e agosto de 2021. Entenda a situação.
Venda de carros usados cai 6,9% em setembro
Os carros usados têm sido de grande importância ao setor automotivo. Nos últimos meses o segmento de seminovos e usados se mantém aquecido, isso porque as montadoras ainda enfrentam a crise da escassez de semicondutores. E diante disso, muitos compradores migraram do segmento de novos, mais o de seminovos e usados. No antando, as vendas de setembro não foram o suficiente para superar os números do mês de agosto.
A Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), entidade que representa o setor de lojistas de veículos multimarcas por todo o Brasil, afirmou que, em comparação com o mês de agosto de 2020, os números de setembro ficaram negativos em 6,9%, com um total de 1.340.277 de unidades comercializadas, contra 1.438.855 em agosto.
A entidade atribuiu essa pequena queda ao feriado prolongado de 7 de setembro e às incertezas causadas pelas manifestações políticas programadas nesse período, já foram superadas.
Acumulado de carros usados segue em alta
Sobre o acumulado, a Federação dos Revendedores de Veículos Automotores divulgou que o resultado acumulado nas vendas de carros usados, durante o mês de setembro, manteve-se positivo. O total nos nove meses deste ano já é 38,6% superior ao mesmo período de 2020, alcançando a marca de 11.571.209 veículos comercializados.
A entidade considera esse resultado bom para o período, apontando o aspecto positivo da normalização dos serviços e atividades em geral, em função do avanço da vacinação contra a Covid-19.
A Federação também comentou que, apesar de alguns índices de confiança ainda não estarem plenamente ajustados positivamente, pode-se observar um comportamento diferenciado dos consumidores com relação ao setor de veículos usados.
O presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, aponta que “como a produção de veículos novos ainda não está regularizada, o consumidor está sendo direcionado ao mercado de seminovos e usados, buscando oportunidades para adquirir seu veículo. Portanto, temos a expectativa de que esses resultados positivos nas vendas do nosso segmento continuem nos próximos meses”.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
ICMS volta ao percentual de 1,8% em São Paulo
Outro ponto positivo que pode ajudar a alavancar as vendas de carros usados em São Paulo, é a redução do ICMS no estado. A alíquota do ICMS, que estava em 1,8% até 14 de janeiro de 2021, foi majorada para 5,53% em 15 de janeiro deste ano e reduzida para os atuais 3,9%, no início de abril. O retorno da alíquota para 1,8% passará a vigorar em janeiro de 2022.
A ação estava sendo discutida com a FENAUTO e FENABRAVE desde 2020, ao lado de outras lideranças do Setor, como Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários do Estado de São Paulo).
O presidente da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores, Alarico Assumpção Júnior também seguiu no mesmo raciocínio, afirmando que “ganham o consumidor, o governo e os Concessionários. A medida chega em bom momento e preza pela manutenção de empresas e empregos no setor. O Governo, ao qual agradecemos, teve equilíbrio para atender à nossa reivindicação”.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.