Venda de carros importados registrou um aumento em novembro; entenda!

Depois de uma sequência negativa, a venda de carros importados terminou em alta no mês de novembro. Quem diz isso é o relatório da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) divulgado na última segunda-feira (06/12). De acordo com a entidade, o setor registrou um crescimento de 16,8% neste último mês. No entanto, a produção nacional teve queda.

Lembrando que a Abeifa leva em consideração os números de suas 11 empresas associadas. Segundo a entidade, foram registrados no último mês 1.865 emplacamentos de carros importados. Isso significa que este número foi quase 17% maior que o número de vendas de carros importados em outubro. O que é um alívio para o setor, visto que este ele registrou quedas nos últimos meses.

Kia Bongo (Foto: Divulgação/Kia)

Venda de carros importados cresceu 16,8% em novembro; veja dados

Porém este número é 26,1% menor que o registrado em novembro do ano passado. Neste período, o setor registrou 2.524 unidades comercializadas. Uma queda também foi registrada no número acumulado de vendas. Até o mês passado, foram vendidos 23.257 unidades em todo o território nacional. Um número 7% menor que as 25.015 unidades vendidas entre janeiro e novembro do ano passado.

Lembrando que a participação da venda de importados no mercado foi de 1,16%. A Abeifa ainda avaliou o desempenho das marcas associadas que fabricam veículos em território brasileiro. No caso, estamos falando de Caoa Chery, Land Rover e Suzuki. Somadas, elas tiveram 3.899 unidades comercializadas. Uma queda de 17,2% com relação ao mês passado, quando foram registrados 4.711 carros novos.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Caoa Chery Arrizo 6 Pro (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Porém, este número é 12,3% maior que o número registrado em novembro do ano passado. Já o número de veículos nacionais vendidos já chega perto de 44 mil. Mais precisamente 43.851 unidades comercializadas. Aqui já podemos ver uma evolução maior. Este número está 61,2% maior que o acumulado de 2020 (entre janeiro e novembro). Juntando estes dois números temos um total de 5.764 veículos vendidos.

Ou seja, só os membros da Abeifa representaram 3,59% das vendas de veículos no País. No entanto, foram registradas quedas na comparação com outubro (- 8,6%) e com novembro de 2020 (-3,9%). Já o número de vendas acumuladas apresentou uma evolução com relação os onze meses do ano passado. Até o último mês de novembro, 67.108 unidades ganharam novos donos.

Volvo lidera venda de carros importados

Venda de carros importados
Volvo XC40 (Foto: Divulgação/Volvo)

Dentre todas as marcas associadas à Abeifa, a Volvo é uma marca que segue se destacando na venda de carros importado. Ela teve no mês passado 758 unidades vendidas. Sendo que o modelo da marca sueca mais negociado no período foi o SUV híbrido XC40. Ele teve 393 unidades vendidas. Ele volta a desbancar o XC60, que foi o carro mais vendido nos últimos meses.

Na segunda posição terminou a Kia. A montadora sul-coreana teve 411 unidades. Dentre todos os carros que ela vende aqui, o comercial leve Bongo continua sendo o mais vendido. A Land Rover também se destacou neste último mês. A marca fechou novembro com 354 unidades vendidas e com um crescimento de 110,7% com relação ao mês anterior.

Veja uma lista com ranking das marcas mais vendidas (Carros importados)

  • 1º – Volvo = 758 unidades
  • 2º – Kia = 411 unidades
  • 3º – Land Rover = 354 unidades
  • 4º – Porsche = 151 unidades
  • 5º – JAC Motors = 94 unidades
  • 6º – Suzuki = 65 unidades
  • 7º – Jaguar = 31 unidades
  • 8º – Mclaren = 1 unidade
  • 9º – Aston Martin = nenhuma unidade
  • 10º – BYD = nenhuma unidade
  • 11º – Caoa Chery = nenhuma unidade

Land Rover destaca nas vendas nacionais, mas Caoa Chery continua na liderança

Venda de carros importados
Land Rover Discovery Sport (Foto: Divulgação/Land Rover)

A empresa britânica Land Rover  também se destacou nas vendas nacionais. Ela registrou um aumento de 62,5% com relação a outubro. Já o total de vendas foi de 208 unidades. No entanto, não foi o suficiente para alcançar  a Caoa Chery. Ela teve 3.627 unidades vendidas no mês. Apesar deste número ter sido 19,7% menor que as 4.515 unidades de outubro, ele ainda é superior com relação a novembro do ano passado.

A Suzuki fecha o ranking das vendas nacionais. Ela teve 64 unidades comercializadas. Dentre todos os veículos destas três marcas, o Tigoo 5x foi o mais vendido (991 unidades).

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar