Venda de caminhões cresce significativamente em 2024; o que está por trás disso?
O primeiro semestre de 2024 foi um bom período para as vendas no setor de caminhões. Veja o crescimento da categoria.
O primeiro semestre de 2024 foi um bom período para as vendas no setor de caminhões. Veja o crescimento da categoria.
Venda de caminhões em alta
De acordo com dados divulgados pela Anfavea, o setor de caminhões no Brasil apresentou alta nos emplacados do primeiro semestre de 2024.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as vendas tiveram aumento de 8%, enquanto a produção acelerou 36,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a junho deste ano, 53.596 caminhões foram licenciados, 9.327 em junho. Entre janeiro e junho do ano passado, o mesmo dado apresentou 48.220 unidades de veículos pesados sob licenciamento.
Mercado se anima
Com os dados positivos sobre o setor na primeira parte do ano, as fabricantes e administradoras de consórcio se animaram.
Outro dado favorável para o setor mostra que o consórcio para veículos pesados (caminhões, ônibus, semirreboques, tratores e implementos), entre janeiro e junho, registrou um crescimento de 29,7% no volume de crédito disponibilizados,
A comparação é com relação ao mesmo período de 2023 e foi consolidado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).
O mesmo levantamento atribui alta de 3,9% na venda de novas cotas no mesmo período. Esse número, porém, diz respeito não somente aos caminhões, como também aos demais modelos (leves e motos).
Quer ficar por dentro de todas atualizações do setor de veículos pesados brasileiro? Acesse a página dedicada ao tema!
Consórcio propício
Segundo o Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, José Climério Silva Souza, o consórcio é uma boa opção para empresas que buscam renovar suas frotas de caminhões.
Além da possibilidade de compra sem a incidência de taxas de juros, a modalidade ‘’oferece a possibilidade do cliente escolher o plano que melhor se encaixa no seu orçamento, sem comprometer o planejamento financeiro”, afirma José Climério.
Contemplação
Quem conhece a modalidade sabe que os consorciados podem ser contemplados nos sorteios mensais e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos.
Além disso, o lance embutido pode ser realizado, como forma de izar a oferta sem se descapitalizar, uma vez que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito.
A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum, ou seja, um valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem.
Outros fundos que complementam o consórcio são a taxa de administração e o fundo reserva, além do seguro, caso contratado.
Anualmente reajustado, o consórcio de veículos leva em conta a variação do índice de preço estabelecido no contrato, de forma a preservar o poder de compra dos consorciados contemplados.
Confira também: Consórcio de carro é realmente uma boa opção?
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.