Vem aí: Toyota confirma novo GR Yaris ‘monstro’ de 300 cv no Brasil

Novo Toyota GR Yaris chega ao Brasil em 2026 com 300 cv e tração integral. Conheça hatch manual ou automático que domina o WRC

O novo Toyota GR Yaris teve seu passaporte carimbado para o Brasil e promete causar estrago na concorrência. O hot hatch, nascido diretamente das vitórias no WRC, desembarca com um motor 1.6 turbo de 300 cv e entregas confirmadas para abril de 2026. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!

Como é o novo Toyota GR Yaris?

Esqueça os esportivos de fachada. O GR Yaris foi forjado pela divisão Toyota Gazoo Racing com um único objetivo: vencer. O coração dessa máquina é um motor 1.6 turbo de três cilindros que gera impressionantes 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque.

Novo Toyota GR Yaris
Novo Toyota GR Yaris chega em 2026. Foto: Divulgação

Para suportar essa brutalidade, o motor recebeu pistões reforçados e um sistema de injeção de alta pressão (260 bar). Porém, a grande novidade para o mercado brasileiro é a escolha da transmissão. O comprador poderá optar por:

  • Câmbio manual de 6 marchas: para o purista que quer controle total
  • Câmbio automático GR-DAT de 8 marchas: uma caixa de respostas ultrarrápidas, desenvolvida especificamente para performance.

Leia também: Hilux 2026 ‘raiz’: Toyota revela versão 2.8 com 204 cv e câmbio manual

Engenharia de peso (ou falta dele)

O segredo da performance não é apenas força, é leveza. O GR Yaris pesa apenas 1.305 kg na versão manual. A construção é um “Frankenstein” genial: une a frente da plataforma GA-B (do Yaris europeu) com a traseira da plataforma GA-C (de veículos maiores), permitindo o uso de suspensão double wishbone na traseira.

Novo Toyota GR Yaris
Foto: Divulgação

O resultado? Uma rigidez torcional absurda, reforçada com 15% a mais de pontos de solda e adesivos estruturais. Isso garante que o carro faça curvas como se estivesse sobre trilhos, ajudado por rodas forjadas e freios de alta performance.

Tração GR-Four e Cockpit “Driver-First”

A tração integral GR-Four é a mesma utilizada no irmão maior, o GR Corolla. Ela permite que o motorista escolha exatamente como quer que o carro se comporte através de três diferenciais:

  • Normal: 60% dianteira / 40% traseira (uso diário)
  • Gravel (cascalho): 53:47 (equilíbrio para pisos escorregadios)
  • Track: variação contínua entre 60:40 e 30:70 (foco total em tempo de volta).
Novo Toyota GR Yaris
GR Yaris traz cabine esportiva e moderna. Foto: Divulgação

Por dentro, tudo foi redesenhado para o piloto. O painel foi rebaixado em 50 mm para melhorar a visão da pista, e o console central foi inclinado em 15 graus na direção do motorista. O quadro de instrumentos digital de 12,3” traz modos exclusivos que mostram até a temperatura do óleo da transmissão.

Quantos anos de garantia o novo Toyota GR Yaris tem?

Pode parecer loucura dar garantia longa para um carro de corrida, mas a confia no seu produto. O modelo faz parte do programa Toyota 10.

Após os 5 anos de garantia original, o proprietário pode estender a cobertura por mais 5 anos (totalizando 10 anos ou 200.000 km), bastando realizar as revisões na rede autorizada. Isso cobre motor, transmissão e freios, garantindo valor de revenda e paz de espírito.

Com 300 cv na mão e a mesma mecânica campeã do mundial de Rali, a dúvida cruel permanece: você iria na purista troca manual ou na precisão do novo câmbio automático de 8 marchas? Deixe sua preferência nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.