Velocidade de carregamento dos carros elétricos superará a dos carros a gasolina em breve
Velocidade de carregamento dos carros elétricos superará a dos carros a gasolina em breve. Veja as soluções da BYD e da CATL.
Uma das maiores desvantagens dos carros elétricos está com os dias contados: o tempo de carregamento. Pelo menos, se depender da BYD e da CATL (Contemporary Amperex Technology Ltd).
Ambas as empresas, apresentaram soluções para tornar a velocidade de carregamentos dos carros elétricos mais rápida do que o abastecimento dos carros a gasolina. Entenda!
Velocidade de carregamento dos carros elétricos mais rápida
A primeira inovação, da BYD, é baseada em sua nova super plataforma eletrônica. De acordo com a marca, é possível atingir atingir velocidades de carregamento de até 1.000 kW.
Em outras palavras, as baterias podem ser carregadas para rodar até 400 km em apenas 5 minutos de carga — o dobro do que é evidenciado nos supercarregadores da Tesla, atualmente limitados a 500 kW.
Durante evento da montadora em Shenzhen, na China, o fundador Wang Chuanfu afirmou que o principal objetivo da empresa é eliminar a “ansiedade de carregamento” dos motoristas.
Quando a nova tecnologia for introduzida, o tempo de carga será reduzido a níveis semelhantes e até menores ao de um reabastecimento convencional de um carro a gasolina. Fato que a BYD acredita que vá aumentar consideravelmente a adoção de veículos elétricos.
A tecnologia de carregamento ultrarrápido vai estar presente mais cedo do que imaginamos. A montadora já quer a super plataforma nos modelos Han L sedan e Tang L SUV, ambos modelos intermediários com preços a partir de 270.000 yuans (aproximadamente US$37.328).
CATL – troca de bateria em 60 segundos
A CATL, maior fabricante de baterias da China e rival da BYD, aposta em outra solução para a recarga ultrarrápida: o sistema Choco-Swap. Essa tecnologia permite a troca de baterias descarregadas por unidades 100% carregadas em apenas 60 segundos, tempo ainda menor do que o abastecimento.
O sistema utiliza baterias padronizadas, facilitando a troca em diversos modelos. O condutor vai até uma das estações, posiciona o veículo e a bateria descarregada é trocada por uma 100% em poucos instantes.
Para sua popularização, a CATL já participa do desenvolvimento de dez novos carros com o sistema Choco-Swap, buscando ampliar a compatibilidade da tecnologia. Além disso, os proprietários podem pagar um valor mensal para efetuar a troca, mais barato do que encher o tanque de um carro a gasolina, por exemplo.
O que achou das duas soluções? Será que vão funcionar? Responda nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.