Vela apresenta a Porsche das bikes elétricas: “Brinquedo de rico”

Projetada com um foco especial em robustez, segurança e conforto, Vela X é uma espécie de Porsche das bikes elétricas.

A Vela , uma das mais relevantes empresas de mobilidade urbana sustentável do País, está lançando um novo modelo de bicicleta impulsionada por motor elétrico. Projetada com um foco especial em robustez, segurança e conforto, e ao mesmo tempo valorizando o design, a Vela X é uma espécie de Porsche das bikes elétricas.

Saiba por que a Porsche das bikes elétricas pode ser considerada um “brinquedo de rico”

Vela X tem design clean, sem algo que a identifique como bike de marca (Foto: Divulgação/Vela Bikes)

A Vela é uma fabricante reconhecida no mercado por produzir bicicletas com o mais belo design clássico europeu, aliado a tecnologias de última geração.

Suas bikes estão longe de ser um produto acessível ao consumidor comum. Os preços de modelos não eletrificados partem de R$ 9.890. A bike elétrica Vela X vai além.

A Vela X foi desenvolvida para atender uma demanda crescente por parte dos clientes que enfrentam condições adversas, incluindo trechos e vias em condições precárias.

A proposta é oferecer um modelo ainda mais preparado para o uso nas grandes cidades, inclusive locais sem infraestrutura de ciclovias.

O interesse dos clientes 

Com quase 10 anos no mercado e em rumo a 5 mil unidades nas ruas, a marca observou uma demanda crescente por parte de clientes que têm usado suas bikes de forma mais intensiva, em regiões com trechos e vias em condições precárias. 

“Essa demanda foi o estímulo necessário para a equipe desenvolver a Vela X, que veio com uma atenção especial no que diz respeito à robustez, segurança e conforto, sem perder a tecnologia e design, que fazem parte do DNA da Vela”, afirma a marca.

Além de evoluções estruturais em relação a bicicletas não motorizadas, o novo modelo conta com melhorias na iluminação, freio a disco, suspensão pneumática e o sistema de frenagem eletromagnética no motor. 

“Na Vela X buscamos entregar uma elétrica que valoriza o pedalar, que, em regiões sem infraestrutura, pode ser mais intenso ou até radical e a bike precisa estar preparada para esse tipo de situação”, comenta Victor Cruz, fundador da fabricante.

Tecnologia de ponta

A Vela X traz consigo toda a parte da tecnologia presente no modelo Vela 2 (a primeira bike elétrica da marca), como o aplicativo, sistema de segurança com rastreamento e bloqueio, e a bateria de lítio cilíndrica, integrada e protegida dentro do quadro.

Por sua vez, o design da Vela X é bem mais básico. Ela vem inteiramente na cor preta e não tem elemento algum que a identifique como uma bike de marca.

Além disso, conta com garantia que cobre todos os componentes por um ano – a bateria e o motor são cobertos por dois anos e o quadro, por três anos. 

Apesar de mais robusta e com algumas características de uma mountain bike, o novo modelo é uma bike urbana nascida e criada em São Paulo: vem com paralamas e protetor de corrente, podendo receber a maioria dos acessórios de mercado – como bagageiros, cadeirinhas de criança e alforjes.

Confira também: SUV da Hyundai não é o mais vendido do Brasil, mas é o favorito do brasileiro

Confira as especificações técnicas da Vela X 

Um dos diferenciais na Vela é a presença do aplicativo que adiciona uma forte barreira adicional de segurança. A Vela X não é dependente do aplicativo, mas sua conexão permite ampliar as funcionalidades de segurança, como bloqueio, alarme e login com senha.

Veja as principais características:

Mecânica

  • Peso da bike entre 21 e 23 kg. Bateria: 2,1 kg;
  • Pneus: aro 26×1,95″ e 700x45mm;
  • Quadro: Vela X em cromo-molibdênio e aço de alto carbono SAE 1040 com 3 tamanhos que atendem pessoas entre 1,68 e 2,00m;
  • Suspensão dianteira: pneumática com regulagem de pressão de ar;
  • Freios: 160mm disco dianteiro, v-brake e eletromagnético traseiro;
  • Paralamas e protetor de corrente reforçados com mudflaps.

Elétrica

  • Potência 550W com acionamento do Boost;
  • Motor traseiro com torque de 45Nm;
  • Assistência até 32km/h;
  • Bateria de lítio de 378Wh com autonomia de 20 à 40km;
  • Novo farol dianteiro 3x mais forte e lanterna traseira integrados com o sistema;
  • Freio eletromagnético interno no motor.

Tecnologia

  • Aplicativo Android e iOS;
  • 4 modos de condução incluindo Boost de potência;
  • Dashboard: velocímetro, hodômetro e mapa;
  • Iluminação automática.

Segurança

  • Alarme sonoro e bloqueio/trava do motor via app;
  • Login e senha via Google ou Apple ID;
  • Compatível com o plano Vela+.

“Brinquedo de rico”?

Bike elétrica Vela X está à venda por um preço bem salgado (Foto: Divulgação/Vela Bike)

A Vela X entra em produção como um produto permanente da Vela, ou seja, não se trata de uma edição especial ou temporária. Já está disponível no site oficial da marca pelo valor, um tanto salgado para uma bicicleta, de R$ 10.890. É ou não é um “brinquedo de rico”?

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile