Veja Top 10 dos carros mais roubados em São Paulo

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, e compilados pela Ituran, dos 10 carros mais roubados, 80% são hatches mais populares. Veja o ranking completo.

Volkswagen Gol foi o carro mais roubado em São Paulo entre janeiro e fevereiro
Chevrolet Onix está entre os carros mais roubados em São Paulo, veja a lista (Foto: Divulgação)

Volkswagen Gol é o líder dos carros mais roubados do último bimestre em São Paulo

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a SSP-SP, e levantados pela Ituran, empresa de monitoramento e segurança veicular, cerca de 12,9 mil carros foram roubados e furtados no primeiro bimestre do ano, em São Paulo.

Conforme aponta a análise, os roubos representam 23,48% das ocorrências, enquanto o furto corresponde por 76,52% dos registros.

VEJA TAMBÉM

Entre os mais visados, o hatch Volkswagen Gol, foi o carro que registrou mais roubos e furtos, com um total de 1.014 unidades durante os dois primeiros meses do ano.

E segundo lugar, o Chevrolet Onix também teve grande quantidade de ocorrências, com um total de 811 durante janeiro e fevereiro.

O compacto Fiat Uno foi o responsável por completar o top 3 dos mais visados. Durante o período apurado, o carro registrou 762 unidades roubadas e furtadas.

Os saudosos Fiat Palio e Chevrolet Corsa, modelos que também marcaram sucesso no mercado nacional anos atrás, também estão entre os 10 modelos mais roubados e furtados de São Paulo. Eles registram 572 e 534 unidades roubadas e furtadas, respectivamente.

O Hyundai HB20, carro mais vendido do último ano, bem como líder entre os mais emplacados nos primeiros meses de 2022 também está presente na lista. O hatch da Hyundai ficou em sexto lugar depois de ter 495 unidades registradas em ocorrências.

O Ford Ka ficou em sétimo lugar com 456 unidades roubadas e furtadas. Ele é seguido de outro modelo da Volkswagen, o Fox. Sobre ele, foram roubadas e furtadas durante os dois primeiros meses do ano, 367 unidades.

O nono lugar ficou por conta do Chevrolet Prisma, que teve 261 ocorrências. Por fim, o décimo lugar, e na contramão dos demais modelos registrados, a picape Toyota Hilux também está presente no ranking, com 260 unidades.

Os 10 carros mais roubados e furtados em São Paulo no primeiro bimestre de 2022

1 –  VW Gol – 1.014
2 –  Chevrolet Onix – 811
3 –  Fiat Uno – 762
4 –  Fiat Palio – 572
5 – Chevrolet Corsa – 534
6 – Hyundai HB20 – 495
7 – Ford Ka – 456
8 – VW Fox – 367
9 – Chevrolet Prisma – 261
10 – Toyota Hilux – 260

Volkswagen Gol foi o carro mais roubado em São Paulo entre janeiro e fevereiro
Fiat Uno foi o terceiro carro mais roubado (Foto: Divulgação)

Por que os hatches dominam?

Ao conferir a lista dos 10 veículos mais roubados e furtados, é possível conferir que os hatches estão presentes em 8 das 10 posições.

O dado pode ser justificado através da demanda dos modelos no mercado nacional. Ou seja, o índice de roubo e furto é equivalente ao percentual de vendas dos modelos.

O Gol por exemplo, carro que registrou maior número de ocorrências está disponível no Brasil há mais de três décadas e foi o carro mais vendido do país por anos.

Dessa forma, a quantidade de modelos em circulação é maior. Outro fator é a demanda de peças de reposição do mercado clandestino, que também segue a  linha dos carros mais vendidos.

Volkswagen Gol foi o carro mais roubado em São Paulo entre janeiro e fevereiro
Palio também está entre os mais roubados (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar