Veja quais itens podem deixar seu carro mais seguro de roubos e furtos

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que o país registrou um aumento de 8% nas ocorrências de roubos e furtos de carros em 2022. Com mais de 373 mil casos ao longo de todo o ano, há mais de mil ocorrências por dia. 

Na cidade de São Paulo, os dados também são alarmantes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e maio deste ano, o número de furtos subiu 4,5%. 

furto de carro
Com onda de roubos e furtos não se pode vacilar em não ter nenhum desses itens de segurança. Foto: Freepik

Itens para deixar carro mais seguro de roubos e furtos

Mas o que fazer para evitar uma situação dessas? Quais mecanismos podem ser utilizados para aumentar a segurança do veículo? 

VEJA TAMBÉM

Alarme

De acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, um dos mais comuns é o alarme, que é acessível e chama bastante a atenção quando acionado. 

“Existem diversos tipos de alarme hoje em dia, os mais utilizados são os que emitem aviso sonoro diante da tentativa de abertura das portas, da presença de pessoas no interior do veículo e tem até com sensor de movimentação, no caso do veículo ser guinchado, por exemplo”, ressalta Leonardo.

Rastreador

Outro recurso bastante usado, inclusive pelas seguradoras pela sua eficiência, é o rastreador. Com eles, os proprietários acompanha remotamente a movimentação do veículo

A instalação costuma ser feita em local sigiloso e, se por um lado, o rastreador costuma ser mais barato que o valor de um seguro, por outro, quando o carro é vendido, o dispositivo precisa ser retirado.

rastreador
O rastreador veicular permite encontrar o veículo remotamente pelo celular  Além disso, permite visualizar pelo computador. Foto: Freepik

Bloqueadores

Outra opção são os bloqueadores. Eles cortam o combustível ou a corrente elétrica, dessa forma ele não anda. Em poucos metros, ele vai parar de funcionar devido a ativação do sistema antifurto, que pode ser até pelo celular.

Veja também: Entenda o que são os carros conectados e a praticidade que eles geram

Trava para volante 

Uma alternativa bastante conhecida e popular é a trava para volante. Fica entre o volante e os pedais com o objetivo de travar o movimento do carro. A princípio, qualquer pessoa pode instalar. De acordo com Leonardo, este é um item barato e quanto mais chamativo, melhor, assim já inibe a ação criminosa.

“É claro que o seguro é quase que obrigatório para quem mora nas grandes cidades. Mas os itens de segurança adicionais também ajudam bastante, pois agregam algum valor adicional”, finaliza o superintendente.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar