Veja o que você precisa saber antes de comprar uma moto seminova ou usada

Vai comprar uma moto seminova ou usada? Tudo bem, só não pode levar “gato por lebre” na sua conquista. As seminovas são uma opção mais acessível e vão encaixar em muitos orçamentos. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados. 

Para ajudar nessa questão, Cleverson Carvalho, especialista em seminovas da Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos do Paraná. 

o que você precisa saber antes de comprar uma moto seminova ou usada - Foto: Honda Blokton
o que você precisa saber antes de comprar uma moto seminova ou usada – Foto: Honda Blokton

 

O que precisa saber antes de comprar uma moto seminova ou usada?

Comece avaliando o preço e se estão de acordo com o mercado. Segundo Cleverson, embora seja tentador, valores muito abaixo do mercado devem exigir cautela.

Quando uma motocicleta zero sai da concessionária sua depreciação é de 15% no primeiro ano, seguida por uma média de 10% ao ano, dependendo do modelo. 

Dessa forma, é precisa consultar os indicadores de preços, como a Tabela Fipe para ter uma ideia dos valores praticados e evitar armadilhas.

“Um preço muito baixo pode indicar problemas, como histórico de acidentes, participação em leilões ou até mesmo golpes. Mesmo uma avaria considerada de média monta pode impactar o desempenho da moto”, alerta o especialista. 

Além disso é preciso ficar de olho em:

Documentação 

Encontrou um bom modelo? Veja com o vendedor se a documentação está em ordem Não fique só na conversa dele, peça o Renavam para verificar no Gov.br ou solicite uma pesquisa detalhada com uma seguradora. 

“Conferir a procedência do veículo, se está no nome do vendedor e se não existe algum comunicado de venda são passos fundamentais. essas informações podem ser checadas nos sites do Detran e do Bateu PR, por exemplo”, observa Cleverson. 

Manutenção em dias

Outro ponto é avaliar se as manutenções estão em dias. Mais uma vez você precisa de comprovantes das revisões, de troca de óleo e de possíveis reparos ou trocas, como  as dos pneus. 

Recalls para o modelo

Outro ponto que ele alerta é a verificação de recalls. Consulte o histórico da moto para saber se houve alguma convocação, pois estas podem estar relacionadas a itens críticos, como freios, suspensão, entre outras cuja substituição é vital para a segurança durante a pilotagem.

Veja aqui as motos novas e seminovas mais procuradas no Brasil.

Parte mecânica e teste de condução

Não tem para onde correr, você precisa de um mecânico para avaliar questões como o motor, se há danos, vazamentos, barulhos, pontos de ferrugem ou fumaça.

“Um teste de condução permite avaliar o alinhamento do chassi, sistema de suspensão, pneus e freios, além de identificar eventuais desconfortos e irregularidades. Ainda é necessário certificar-se se a ciclística do veículo atende o que se procura, especialmente em relação ao desempenho”, orienta Cleverson. 

Além disso, é necessário se atentar a

  • corrente
  • coroa 
  • pinhão
  • iluminação 
  • pisca
  • pedaleiras
  • manoplas 
  • manetes

Se estiverem muito gastos, podem indicar alta quilometragem.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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