Veja o que a cor do óleo do seu carro pode indicar

Dependendo da aplicação e dos aditivos usados, a cor do óleo lubrificante pode variar; pensando nisso, o Garagem360 traz nesta matéria o que a cor do óleo do seu carro pode indicar

Dependendo da aplicação e dos aditivos usados, a cor do óleo lubrificante pode variar. Pensando nisso, o Garagem360 traz nesta matéria o que a cor do óleo do seu carro pode indicar.

A importância do óleo lubrificante para o seu carro

A coloração do óleo lubrificante é um fator importante, embora não seja o critério final para determinar sua qualidade ou eficiência.

Em geral, o óleo do carro apresenta uma tonalidade castanho-claro, mas isso pode mudar conforme a formulação e o uso.

Por exemplo, óleos de transmissão costumam ser vermelhos. A cor do óleo é influenciada tanto pelo tipo de óleo base quanto pelos aditivos.

Os aditivos desempenham um papel fundamental na mudança de cor do lubrificante e são essenciais para a proteção e limpeza do motor.

Esses componentes evitam o desgaste, a corrosão e a formação de espuma, entre outras funções, garantindo o bom desempenho do sistema.

O gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa, destaca que a variação da cor, especialmente o escurecimento, indica que o óleo está cumprindo bem sua função de proteção.

“No entanto, mudanças bruscas e inesperadas na cor do óleo lubrificante podem ser um alerta de problemas. É sempre importante verificar a coloração do óleo regularmente. Caso observe uma cor anormal, como tons mais claros e pastosos, isso pode indicar contaminação, como infiltração de água, por exemplo.

Nesses casos, é fundamental buscar um profissional para uma avaliação completa”, afirma o gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa.

Veja o que a cor do óleo do seu carro pode indicar
É importante verificar a coloração do óleo lubrificante regularmente (Foto: Reprodução/Freepik)

 

Por que a cor do óleo varia?

A coloração do óleo lubrificante não segue um padrão fixo, especialmente no caso dos lubrificantes sintéticos, que podem apresentar tons variados conforme os aditivos e o processo de fabricação.

Barbosa explica que a presença de aditivos frequentemente escurece o óleo.

“A quantidade e o tipo de aditivo são os principais responsáveis pela cor do óleo. A coloração mais escura, por exemplo, pode ser um reflexo da aditivação com porcentagem maior na formulação, o que é positivo”, ressalta.

Assim, embora a variação de cor possa ser normal, é recomendável que o proprietário do veículo se familiarize com a aparência do óleo utilizado, de forma a identificar alterações significativas.

“Alguns lubrificantes têm uma coloração menos intensa  e, mesmo assim, funcionam perfeitamente. No entanto, se a cor mudar drasticamente, pode ser um sinal de um problema, e é bom investigar junto à empresa fornecedora ou mecânico”, recomenda.

Coloração como indicador de problemas no motor

Monitorar a cor do óleo lubrificante é uma prática simples que pode prevenir problemas graves.

Uma coloração clara e pastosa, por exemplo, pode indicar contaminação por água, o que exige uma avaliação rápida e especializada.

Se o óleo apresenta essa aparência, é um sinal de alerta, pois a contaminação compromete a lubrificação do motor, e apenas um profissional qualificado poderá confirmar e resolver o problema.

Outro aspecto importante é o escurecimento gradual do óleo, que, ao contrário do que muitos pensam, é geralmente positivo.

Segundo Barbosa, isso indica que o óleo está cumprindo sua função de limpeza do motor e proteção contra corrosão e oxidação.

“O escurecimento ao longo do uso é natural e mostra que o óleo está trabalhando. O importante é estar atento às mudanças bruscas, que podem sinalizar algum desvio ou contaminação”, conclui Barbosa.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Alisson Wieder
Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

ASSISTA AGORA