Veja dicas de cuidados com carros parados por muito tempo

O Garagem360 e o especialista Fabio Aires (Stock Auto-Service( separaram algumas dicas de cuidados com carros parados por muito tempo por conta da pandemia.

Desde o ano passado, o mundo vive com a pandemia da Covid-19. E ela trouxe uma nova realidade para as pessoas. Muitas estão trabalhando em casa e evitando sair na rua. Isso acaba deixando seus veículos sem uso. E isso pode ser prejudicial para a saúde deles. Pensando nisso, o Garagem360 e Fabio Aires (especialista manutenção automotiva da Stock Auto-Service) separaram algumas dicas de cuidados com carros parados por muito tempo

Veja dicas de cuidados com carros parados por muito tempo

1 – Fluídos e lubrificantes

1 – Fluídos e lubrificantes (Foto: pixabay.com)

Assim como em diversos casos, o nível do óleo precisa ser verificado com frequência. Ele é bastante importante para manter o motor limpo (a transmissão também). Com o carro parado, o depósito de resíduos dentro do motor. A alteração de sua composição também pode acontecer. Isso pode acontecer também com os fluidos de freio.

Além da verificação, especialistas também recomendam a substituição deles antes do vencimento.

2 – Pneus deformados

2 – Pneus deformados (Foto: pixabay.com)

Calibrar os pneus é um serviço bastante importante. Ao deixar o veículo parado por muito tempo, eles podem perder a pressão. Com isso, a chance de causar acidentes e o consumo aumentar acabam se tornando bastante grandes. Sem falar que a banda de rodagem também pode ser prejudicada.

Sempre que puder, passe no posto de combustível para calibrá-los. Caso você não saiba o nível que deve ser colocado em cada pneu, consulte o manual do proprietário.

3 – Bateria: atenção aos sinais

3 – Bateria: atenção aos sinais (Foto: pixabay.com)

A bateria serve para o funcionamento de várias partes do veículo. Dentre eles, o motor e o alarme. E ela precisa também ser cuidada durante o período de isolamento social. A inatividade pode causar alguns problemas para ele. Um dos principais acontece na hora de dar a partida.

Se o veículo não ligar, por exemplo, pode significar que ela esteja com problemas. Para evitá-los, é sempre bom passar no mecânico para dar uma verificada. E como estamos no inverno, o cuidado com a saúde do componente é vital, visto que as baixas temperaturas exigem mais dele.

4 – Combustível vencido

4 – Combustível vencido (Foto: pixabay.com)

Você sabia que o combustível tem prazo de validade? Não? Então saiba que a gasolina dura até quatro meses. Com a pandemia e muitas pessoas trabalhando em home-office, as pessoas acabam deixando seus carros parados. E muitas vezes com combustível no tanquinho (caso você tenha um veículo Flex).

Mas cuidado: segundo especialistas, ela pode causar a formação de resíduos no local e pode afetar outros componentes do motor. Para não causar isso, a gasolina aditivada é o mais indicada, visto que é mais duradoura.

5 – Medidas adicionais

5 – Medidas adicionais (Foto: pixabay.com)

Muitas as vezes, alguns cuidados mais simples podem evitar sérios problemas.  O especialista em manutenção automotiva Fábio Aires fala em outras dicas de cuidados com carros parados por muito tempo. Por exemplo:

  • Desligar a bateria (para evitar a descarga)
  • Não acionar o freio de estacionamento (com cuidado; isso evita que a pastilha grude no disco)
  • Afastar as palhetas do limpador de para-brisas
  • Calibrar os pneus com uma pressão maior (10 a 15% a mais)

6 – Viagens: receita parecida

6 – Viagens: receita parecida (Foto: pixabay.com)

Julho é o mês onde muitas pessoas saem de férias. Muitas delas usam seus veículos para se locomover. Porém, antes de sair de casa é sempre importante fazer uma revisão no veículo. Mecânicos e especialistas servem justamente para verificar e, se necessário, consertar alguns problemas.

Alguns serviços são bastante importantes, como verificação do óleo, inspeção de faróis e lanternas, balanceamento e alinhamento, verificação dos freios e entre outros.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile