Veja como trocar a bateria do carro em casa corretamente
O processo de trocar a bateria do carro é simples, mas é preciso cuidado para não causar danos aos componentes. Veja como proceder !
O processo de trocar da bateria de carro é bem simples, mas precisa de cuidados para não causar danos ao componente ou mesmo ao sistema elétrico do veículo.
A bateria tem a função de manter em funcionamento os componentes elétricos enquanto o motor está desligado, como vidros elétricos, travas e o som. Se falhar, certamente vai deixar o motorista na mão.
Mas antes de saber como fazer a troca do equipamento você mesmo, é preciso entender melhor esse equipamento. Vamos lá!
Como funciona a bateria do carro
A bateria de carro possui uma placa para o eletrodo positivo (dióxido de chumbo) e uma para o negativo (chumbo poroso), que são banhadas por ácido sulfúrico diluído em água pura.
Esse líquido (também chamado de eletrólito) flui de um lado para o outro entre os separadores das placas através de seus microfuros. Isso gera a reação química necessária para a produção de eletricidade.
Os separadores também têm a função de isolar mecanicamente as placas positivas e negativas para evitar que ocorra um curto-circuito da bateria.
Quando um equipamento solicita uma demanda elétrica da bateria, a corrente flui do polo positivo para o negativo. Esse processo gera uma nova reação química e, em consequência dessa reação, a carga da bateria diminui.
É aí que entra o alternador, que é uma espécie de gerador que alimenta a bateria com energia. O alternador reverte o processo químico que reduz a carga da bateria, ou seja, as placas voltam a ter somente dióxido de chumbo (positivo) e chumbo poroso (negativo).
O processo é repetido inúmeras vezes durante o funcionamento do veículo e também durante a vida útil da bateria.
Porém, ele não é 100% eficiente porque a eletricidade decompõe a água presente no eletrólito em seus elementos químicos – hidrogênio e oxigênio, que acabam sendo liberados em forma de gás. É por isso que durante sua vida útil a bateria “gasta água”.
Tipos de bateria para carro
Bateria de carro não é tudo igual. Conheça seus tipos:
- Bateria SLI – também chamada de bateria convencional, ou chumbo-ácido. É a mais comum e também costuma ser a mais barata.
- Bateria EFB – é uma evolução das SLI e são utilizadas em veículos que precisam dar várias cargas rápidas para dar partidas em sequência, como os veículos que possuem start-stop, por exemplo.
- Bateria AGM – As baterias AGM (sigla em inglês para Manta de Vidro Absorvente) são as mais modernas do mercado. Essas baterias têm a capacidade de regenerar-se rapidamente após um alto consumo de sua carga, além de armazenar com rapidez a energia recebida pelo sistema de frenagem regenerativa, por exemplo. Por isso, é muito utilizada em veículos híbridos.
Como trocar a bateria do carro com sucesso
Na hora de comprar uma bateria para o seu carro é importante saber qual tipo ele usa. Caso você coloque uma EFB em um veículo que usa a SLI, não haverá problemas – na verdade isso fará com que ela dure bem mais que uma original do carro.
Se um carro usa AGM e recebe uma bateria EFB, além da questão da redução drástica da vida útil da bateria, você se arrisca a danificar os sistemas do automóvel.
Acompanhe o passo a passo para efetuar a troca você mesmo, com dicas do Instacarro, plataforma de vendas de veículos online.
- Desconecte os polos – Na hora de retirar a bateria, desconecte primeiro o polo negativo (-) e, em seguida, o polo positivo (+).
- Remova a bateria antiga – Remova a bateria antiga do seu compartimento. Normalmente há uma trava ou cinta que fixa ela ao veículo. Lembre-se que itens que tenham códigos de programação como rádio e relógio podem ser desconfigurados ao retirar o equipamento;
- Desembale a bateria nova – Antes de instalar a bateria nova, elimine todo o plástico da embalagem. A presença do plástico pode atrapalhar a bateria em seu processo de eliminação de gases internos gerados pelo processo eletroquímico em seu interior e, em casos extremos, pode fazer com que a bateria exploda.
- Insira a bateria nova – Posicione corretamente a bateria nova em seu compartimento e, em seguida, ligue primeiro o pólo positivo (+) e, em seguida, conecte o pólo negativo (-). Aperte bem os terminais e fixe a bateria ao veículo em seu sistema de fixação original.
Caso tenha dúvidas de qual é o cabo positivo e qual é o negativo, mantenha a mesma posição da bateria antiga seguindo a ordem dos cabos (+) e (–) coincidindo com os pólos da bateria.
Saiba também que o cabo positivo normalmente é o mais longo e o negativo, o mais curto. Além disso, o cabo negativo é fixado à carroceria por um parafuso e é encapado em preto, enquanto o positivo costuma ser vermelho.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.