Veja como ter aulas com um instrutor independente com a nova lei da CNH sem autoescola

Descubra como funciona a contratação do instrutor de trânsito independente para tirar a CNH sem autoescola. Passo a passo para encontrar, verificar e contratar um profissional credenciado pelo Detran.

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil passou por uma modernização significativa com a regulamentação do instrutor de trânsito independente. Com a nova regulamentação que está prestes a começar a valera, a figura do instrutor  permite que os candidatos à primeira habilitação ou motoristas em busca de aprimoramento contratem aulas práticas diretamente com um profissional autônomo, eliminando a obrigatoriedade das autoescolas.

Como ter aulas com um instrutor independente com a nova lei da CNH sem autoescola?

A mudança visa oferecer maior flexibilidade e, potencialmente, reduzir custos para o aluno. No entanto, é fundamental seguir um passo a passo para garantir que a contratação seja segura e legal. Embora a possibilidade de instrutores independentes seja uma regra federal, a implementação e o credenciamento são geridos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.

Antes de iniciar a busca, o primeiro passo é consultar o site oficial do Detran de sua região. É essencial confirmar se o sistema para contratação de instrutores autônomos já está ativo e quais são os procedimentos locais detalhados.

Como ter aulas com um instrutor independente com a nova lei da CNH sem autoescola? Foto: Freepik

A segurança é prioridade. Para assegurar a legalidade e a qualificação do profissional, o governo exige que o Detran disponibilize uma lista pública de instrutores credenciados. Esta lista é o seu principal filtro, pois confirma que o profissional atende a requisitos mínimos como:

  • Ter no mínimo 21 anos.

  • Possuir CNH há dois anos ou mais.

  • Ter Ensino Médio completo.

  • Ter o curso de capacitação e a credencial para atuar de forma autônoma.

  • Não ter cometido infração gravíssima nos últimos 60 dias.

Negocie os valores

Com a lista de credenciados em mãos, o candidato pode negociar os serviços diretamente com o profissional, que pode divulgar suas aulas em plataformas próprias ou redes sociais.

Pontos essenciais na nontratação:

  • Verificação de Identidade: Sempre peça para ver a Credencial de Instrutor (crachá) e a CNH do profissional e compare com as informações da lista do Detran.

  • Valor e Pacotes: Os preços são negociados livremente por hora/aula ou pacotes.

  • Veículo: Defina quem fornecerá o veículo para as aulas. Ele pode ser do instrutor, do próprio candidato ou de terceiros, desde que atenda às normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Registro Oficial: O instrutor autônomo é responsável por agendar e registrar oficialmente cada aula em um sistema do Detran via internet. Confirme como será feito esse registro para que as aulas sejam validadas.

Responsabilidades e documentação em dia

Ao optar pelo instrutor independente, o aluno garante um acompanhamento qualificado, mas o profissional deve cumprir rigorosas obrigações.

Funções essenciais do Instrutor:

O instrutor é responsável por reforçar os conceitos teóricos, garantir que o aluno respeite todas as normas de mobilidade e segurança, além de monitorar o comportamento e fornecer feedback construtivo.

Documentação obrigatória para as aulas:

Em caso de fiscalização de trânsito, o instrutor deve portar:

  1. Sua CNH e Credencial de instrutor.

  2. A Licença de Aprendizagem Veicular (LAV).

  3. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ao seguir essas orientações, o candidato garante uma formação prática legal, segura e personalizada, usufruindo da nova flexibilidade para obter a CNH de maneira eficiente.

Instrutor autônomo ou autoescola tradicional? Qual modelo você escolheria para tirar sua CNH? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Cadastro para instrutor automotivo: como começar a dar aula e quanto cobrar?

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.