Veja como startup revolucionou as tradicionais oficinas brasileiras através da tecnologia

Se você é mecânico, sabe o quanto é complicado encontrar a peça certa, com um preço justo e entrega rápida. Se isso era algo distante da realidade, agora, é mais concreto do que se imagina. E o melhor: pode ser feita de forma online, com segurança e praticidade.

Quem é responsável por tirar essa ideia do papel é a Mecanizou, que conecta distribuidores e varejistas com oficinas mecânicas. 

Para entender melhor como funciona esse serviço e as projeções para os próximos anos, o Garagem360 entrevistou, com exclusividade, Ian Faria, CEO da Mecanizou. Acompanhe! 

Foto: divulgação

Como funciona a Mecanizou?

Foto: divulgação

A startup desenvolveu uma inteligência de dados e tecnologia de identificação de peças e veículos, que faz a conexão entre distribuidores e varejistas com oficinas mecânicas.

“A Mecanizou é uma plataforma que construiu uma inteligência própria para reconhecimento tanto do veículo quanto da peça do carro e constrói essa inteligência autogenerativa, uma machine learning que vai aprendendo sobre os próprios erros.”, explica Ian Faria, CEO da Mecanizou. 

O executivo traz mais detalhes sobre como funciona o serviço. 

“O que isso quer dizer? O veículo possui mais de 15 mil peças com diferentes códigos. Você tem uma marca que produz uma peça como um disco de freio e ele tem o código A, por exemplo. Outra fábrica produz o mesmo disco de freio com o código B. E, com essa complexidade de informações, você tem o desafio de achar a peça certa. Falando em quantidade de assimetria de informação, estamos falando que existem mais de 150 milhões de códigos de peças no Brasil. Então é impossível fazer essa compatibilidade sem tecnologia”, destaca. 

O CEO da Mecanizou deixa claro que a startup não desenvolveu uma plataforma que vende peças. 

Na verdade, ela trouxe ao mercado uma forma mais inteligente de aprender sobre essas peças, tornar o processo mais simples, rápida e disponível na mão do mecânico. 

Quais são os benefícios da Mecanizou para o mecânico? 

A rotina de um mecânico é bastante versátil. Hoje, ele repara um Chevrolet, amanhã um Peugeot, depois um Citroen e nem sempre os fornecedores têm a compatibilidade certa de peça a peça disponível, com agilidade e no preço certo. 

Nesse contexto, o executivo da Mecanizou explica que a principal vantagem da tecnologia é ajudá-lo a fazer tudo isso, em tempo real, e com poucos cliques. 

Entre os recursos disponiveis para o profissional, destacam-se:

  • Comparar preços em tempo real;

  • Ter contato com centenas de multimarcas;

  • Facilidade para criar um orçamento para o cliente final em menos de 3 minutos;

  • Definir o tempo de entrega, ou seja, se ele quer a peça em 50 minutos, por exemplo. 

Como digitalizar a oficina mecânica com esse novo serviço? 

Engana-se quem pensa que a adaptação da oficina para o serviço digital é um processo complicado. 

O contato com a empresa pode ser feito tanto por meio do WhatsApp quanto da plataforma, o que facilita a implementação do serviço.

“Conseguimos construir atendimentos automatizados via WhatsApp. A gente consegue construir outro atendimento automatizado via plataforma. Conseguimos ajudá-lo nos dois cenários, seja com dúvidas técnicas, dúvidas por exemplo sobre condições de pagamento e dúvidas sobre processo de entrega. Estamos disponíveis como humanos também podendo ajudar ele nessa adaptação digital.”, explica o executivo. 

Onde comprar peças mais baratas: lojas e distribuidoras ou na Mecanizou? 

Num primeiro momento, acredita-se que a conexão que a startup faz com lojas e distribuidoras aumenta diretamente o preço de uma determinada peça. Mas, para Ian Faria, o sistema oferece um valor bem competitivo. 

“A Mecanizou tem um preço extremamente competitivo que consegue ser 30/40% mais barato do que o varejista regional, porque no formato tradicional o mecânico não consegue ter uma visão ampla dos 300 fornecedores que a gente tem na plataforma”, explica. 

Ele finaliza: 

“Então tem produtos com escassez no mercado, produtos com muita demanda no mercado, produtos que talvez não estejam na região do Mecânico e a gente consegue interpretar tudo isso com o preço otimizado. Tem mecânicas que entram na Mecanizou e por fazer parte de uma rede de 1500 oficinas, começam a se beneficiar do volume.”, destaca o executivo. 

Quais são as regiões de atuação da Mecanizou?

Foto: divulgação

A startup nasceu na Zona Norte de São Paulo e atualmente, atende a capital. Agora, está expandindo para Guarulhos. Ela pretende atender para outras regiões, mas não deu detalhes sobre essa estratégia. 

O Garagem360 continue acompanhando as principais notícias automotivas e tudo que impacta o mercado. Então, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Fechar
Sair da versão mobile