Veja como solicitar a PID (Permissão Internacional para Dirigir)

Muita gente não sabe, mas para dirigir em outro país, é preciso de um documento próprio, além da CNH convencional utilizada no Brasil. Trata-se do PID. Entenda como solicitá-la. 

Foto: Divulgação

O que é a PID?

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento para motoristas dirigirem em outros países. 

A permissão valida a possibilidade de brasileiros dirigirem em qualquer um dos países participantes da Convenção de Viena, como Argentina, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, França e Uruguai, entre tantos outros. 

Como é de imaginar, para solicitar a PID, o condutor brasileiro precisa estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo de validade. 

Todas as informações da PID são importadas da CNH, inclusive a foto do condutor. 

O tempo limite de utilização da permissão internacional é de 3 anos, desde a sua data de emissão ou até a validade da CNH, o que ocorrer primeiro. 

Como faço para tirar o PID?

Para solicitar a Permissão Internacional para Dirigir no Rio de Janeiro, o motorista pode requerer o documento através do Posto Digital do Detran local. 

Sem a necessidade de agendamento prévio, o pedido pode ser realizado pelo site do Detran-RJ ou pelo aplicativo. 

O documento, com validade de três anos, custa R$ 191,88, que diz respeito à taxa para este serviço e só pode, nessas circunstâncias, ser requerido por condutores que tiveram a última habilitação emitida pelo Detran.RJ com domínio atual também no estado carioca.

Caso o condutor tenha transferido o documento para outro estado, o mesmo deverá solicitar em uma unidade física, o serviço de averbação da CNH, para então prosseguir para o pedido da permissão internacional. 

Nos últimos oito meses, 3.553 usuários solicitaram a PID pelo Posto Digital do Detran Rio de Janeiro. 

Foto: Freepik

Documentação necessária

O processo para solicitação da Permissão Internacional para Dirigir, exige a seguinte documentação aos condutores: 

  • Documento de identificação contendo o registro da naturalidade

  • Carteira Nacional de Habilitação

  • Comprovante de pagamento da taxa de serviço 

  • Passaporte (se obrigatório ao país de destino)

Todos os documentos listados, precisam ser providenciados na versão original e também com uma cópia para entrega pessoalmente ao Detran-RJ na segunda etapa da solicitação. 

Para reduzir o risco de problemas, o condutor deve consultar o Consulado do País em que deseja dirigir, para confirmar a necessidade de emissão do documento.

Confira também: 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
Fechar
Sair da versão mobile