Veja como são os veículos militares usados pela Rússia no conflito

Caminhões, veículos anfíbios e tanques. Você verá aqui no Garagem360 todos os detalhes dos veículos militares usados pela Rússia no conflito.

Na última semana, o governo da Rússia anunciou uma invasão ao território da Ucrânia. E com isso, os últimos dias foram de bastante tensão nesta região. Nesta ação, estão sendo usados pelas foças armadas russas uma série de veículos, aviões e helicópteros. Todos eles preparados para este tipo de acontecimento. Você verá aqui no Garagem360 todos os detalhes dos veículos militares usados pela Rússia.

veículos militares usados pela Rússia

Veículo anfíbio BTR-82A é um dos veículos militares usados pela Rússia no conflito (Divulgação / via Uol)

Os veículos militares usados pela Rússia no conflito com a Ucrânia

A quantidade de veículos usados pelo país neste conflito é grande. Primeiramente, iremos falar daqueles que estão sendo usados no transporte das tropas. Este  modelo é pela GAZ. Esta é uma fabricantes de veículos é bastante conhecida no país. Ela é responsável pela produção do modelo Tigr. O modelo surge como um dos principais veículos militares usados pela Rússia nos últimos anos.

Ele foi apresentado pela empresa no começo deste século. Depois disso, foi usado em diversas ocasiões e possui diversas variantes. Uma delas vem equipada com um motor turbo movido a diesel. Ele pode gerar uma potência máxima de 215 cv. O conjunto mecânico conta ainda com um câmbio manual de cinco velocidades e uma caixa de transferência.

veículos militares usados pela Rússia

GAZ Tigr-M (Foto: Divulgação/GAZ)

Aproveite e vejaPreço da gasolina vai disparar com a Guerra Rússia x Ucrânia?

Sem falar da tração 4×4 e do diferencial com controle de escorregamento. Algumas funcionalidades foram instaladas para enfrentar as missões. Para enfrentar estradas de areia, foi instalado um sistema que infla e esvazia os pneus sem prejudicar a segurança dos passageiros. Sem falar que ele é blindado. Ou seja, pode suportar tiros de fuzis (calibre 7.62 mm).

Lembrando que o  GAZ Tigr (ou GAZ Tigre) foi desenvolvido para ficar bastante próximo ao do MaxPro MRAP. Do mesmo modo que o Tigr, o carro usado por militares dos Estados Unidos possui várias versões diferentes. Ele chegou para substituir o Humvee, que nada mais é que uma versão do Hummer H1 para uso militar.

Veículo anfíbio e tanques

veículos militares usados pela Rússia

BMPT-72 (Foto: Divulgação)

Um outro veículo militar usado no transporte de militares tem um visual similar a um tanque. Estamos falando do BTR-82A. Estamos falando de um veículo anfíbio. Ou seja, ele pode ser usado na terra e na água. O BTR-82A tem capacidade para 12 pessoas e pesa 16 toneladas. Ele está equipado com um motor turbodiesel de 300 cv e tração 8×8. Ele pode atingir uma velocidade máximo de 80 km/h (terra) ou 9 km/h (água).

De toda linha BTR, este é um dos modelos mais modernos e é bem equipado. Os tanques também fazem parte da lista dos veículos militares usados pela Rússia no conflito. O BMPT-72, por exemplo, pesa 44 toneladas. Seu propulsor é um V12 diesel. Este pode produzir cerca de 850 cv. Ele pode atingir até 60 km/h. Já o alcance será de 550 km.

Leia mais: Preço da gasolina vai disparar com a Guerra Rússia x Ucrânia? Fomos pesquisar

veículos militares usados pela Rússia

T-90 (Foto: Divulgação)

Ele está equipado com quatro lançadores de mísseis, dois A242 de 30 mm e entre outros equipamentos para defesa. Outro modelo que está sendo utilizado é o T-90. Este veículo pesa quase 48 toneladas. Para se locomover, ele usa um motor turbodiesel de 12 cilindros, que pode gerar uma potência máxima de 1.130 cv. Sua velocidade máxima é de 70 km/h. Já a autonomia é de 500 km.

Com informações da Uol 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA