Vantagens e passo a passo para pagar o Licenciamento 2022 antecipado em SP

Os motoristas de São Paulo já podem emitir e realizar o pagamento do licenciamento 2022. O calendário do mesmo foi alterado, tendo em vista os aumentos que impactaram o IPVA. Dessa forma, o calendário de vencimento começa a valer a partir de julho.

Confira como pagar o licenciamento 2022 em SP antecipado
Confira como pagar o licenciamento 2022 em SP antecipado (Foto: Poupatempo SP)

Licenciamento 2022: motoristas de SP já podem antecipar o pagamento

O novo calendário do licenciamento anual obrigatório conta com mudanças nos prazos para 2022 no estado de São Paulo. O cronograma definido Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), foi baseado no final das placas dos veículos, porém com início a partir de julho.

Por exemplo: donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem regularizar a documentação até o dia 31 de julho de 2022. O calendário vai de julho a dezembro – exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre outubro e dezembro.

VEJA TAMBÉM

Porém, para quem deseja antecipar o licenciamento 2022, já é possível solicitar a guia de pagamento. O mesmo pode ser realizado desde o dia 03 de janeiro. A ação poderá ser feita caso o proprietário opte pelo pagamento à vista do IPVA no mês de fevereiro; ou no mês de março, ao quitar a terceira parcela, para quem optar por parcelar o imposto.

Isso acontece porque é necessário que o veículo esteja totalmente sem débitos para que o licenciamento 2022 seja realizado.

Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. E, assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Veja os detalhes sobre o licenciamento 2022
(Foto: Freepik)

Condições para antecipar o licenciamento 2022

1) Quitação integral do IPVA de 2022.

2) O veículo deve ter sido licenciado no exercício de 2021 e não deve apresentar eventuais débitos (como multas e DPVAT). Havendo débitos, deverão ser quitados.

3) O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas. Exemplos: bloqueios judiciais, bloqueios administrativos (falta de transferência, apreensão, etc), registro de furto ou roubo.

4) O veículo deverá estar emplacado com placas de 3 letras.

5) Se o veículo for movido a gás natural (GNV), deve-se fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar o licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro CRLV-e (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).

6) Não podem realizar o licenciamento antecipado, em função da necessidade de apresentação de documentos complementares na unidade de trânsito, veículos de entidades ou órgãos oficiais e veículos de aluguel.

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Como realizar o pagamento do licenciamento em 2022

Sobre o pagamento, é importante destacar que o Detran.SP não emite boleto para o pagamento de multas. O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e).

O serviço é feito de maneira totalmente online com o número do Renavam, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal).

Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital. Poupatempo. Além dos portais do Detran.SP e Senatran, e dos aplicativos Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

Com informações do Detran-SP e Poupatempo São Paulo

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar