Veja como negociar a dívida do seu carro e evitar que ele vá para leilão

Se você tem um carro com problemas administrativos, isso pode ocasionar a ida dele para um leilão. Saiba como evitar isso! 

Veja como negociar a dívida do seu carro e evitar que ele vá para leilão
Foto: Divulgação

Dicas para evitar um carro de ir a leilão

Quem tem dívidas atreladas ao carro vive sob a pressão de estar com o tempo acabando, principalmente quando a próxima consequência é o bem ir a leilão. 

Quando isso acontece, muita gente fica sem saber o que fazer já que a dívida pode aumentar mais e mais a cada dia que passa. 

No entanto, nem tudo está perdido quando isso acontece. Veja o passo a passo de como negociar a dívida do seu carro e evitar a ida dele a leiloamento seguindo as recomendações da Recovery, através da especialista no tema Claudia Andrade. 

Perda de posse

Antes de entender como evitar que um veículo vá para leilão por negociação, é preciso ter ciência do que faz um carro sair da posse do comprador. 

Isso ocorre basicamente pela falta dos compromissos financeiros, ou seja, inadimplência em financiamentos. 

Dessa forma, a instituição financeira detentora do veículo pode agir judicialmente contra o mau pagador, solicitando a apreensão. 

Conhecimento da causa

Nenhuma instituição pode requerir o veículo sem que o comprador seja notificado sobre a ação, mesmo que esteja devendo. 

E aí que pode começar a negociação, quando o devedor toma ciência das consequências da inadimplência, abrindo precedentes para uma resolução amigável. 

O que fazer ao ser notificado?

Caso o ‘’buraco seja mais embaixo’’, ao receber uma notificação, não resta outra alternativa que não seja buscar um acordo que faça sentido para ambos, ou seja, que fique bom para todos. 

Acordo não cumprido

Aos espertinhos de plantão: não vai funcionar fazer acordo só para ganhar tempo e descumpri-lo. 

Caso a instituição financeira seja lesada em uma nova oportunidade, o veículo pode passar por processo de busca e apreensão, portanto é mais do que indicado cumprir o acordo, uma vez selado. 

Veja como negociar a dívida do seu carro e evitar que ele vá para leilão
Foto: Freepik

Renegociação: vale a pena? 

A resposta é sim. Diferentemente de artimanhas para ‘’enrolar’’ uma das partes, a renegociação de boa fé é válida para acordos dentro de uma mudança de realidade financeira ou eventos inesperados.

Confira também: 476 veículos deverão ser retirados em Sorocaba com risco de irem a leilão

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar